Zen Business: um modelo sistêmico baseado na Ásia Oriental sobre gestão holística e sustentabilidade

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Compartilhamos um artigo do professor Josep M. Coll Morell, que ministrará o módulo Zen Business da certificação internacional aberta aos gestores contemporâneos formados pela Nortus. Confira!

Image Os mercados emergentes não estão apenas abrindo novas portas de negócios e oportunidades econômicas, mas redefinindo nossa compreensão do mundo e sua dinâmica de globalização. Qualquer império econômico é alimentado pela cultura e poder brandos que o subjaz. Esse foi o caso do Ocidente, mais amplamente, com o renascimento que impulsionou a revolução industrial. Grandes avanços nos desenvolvimentos tecnológicos e científicos estimularam um novo sistema socioeconômico que se tornou um imperativo global, ao qual agora nos referimos como capitalismo. Como os EUA emergiram como a maior potência econômica, a globalização foi fundamentalmente sustentada pelos valores americanos.

Assim, a atual ordem econômica e política foi moldada intelectualmente pelo Ocidente. Por exemplo, a mais recente ciência da administração foi incubada nas mais prestigiadas universidades americanas, com intelectuais de destaque como Friedman, Porter, Drucker ou Kotler definindo os modelos e estruturas conceituais que ainda são estudados nas principais escolas de administração. Essa fórmula foi transplantada para mercados emergentes na forma de ciência, industrialização, crescimento econômico e competitividade.

Antes uma líder global anterior à atual ordem econômica, a China cresceu para abraçar o capitalismo, deixando para trás uma abordagem espiritual da vida e do universo que não era capaz de competir. Hoje, podemos esperar que muitas das oportunidades vitais e desafios surpreendentes no futuro venham do leste da Ásia, à medida que o poder econômico e político é cada vez mais exercido pelas multinacionais asiáticas em uma ordem global em constante mudança.

E, no entanto, as empresas asiáticas trarão consigo suas próprias culturas corporativas distintas enraizadas em seus próprios valores. À medida que a China alcança novos níveis de desenvolvimento econômico e modernização, o desafio permanece não apenas em termos de inovação para a prosperidade, mas também na construção de uma sociedade harmoniosa, um conceito nacional de longa data.

A ascensão da gestão global da Ásia Oriental

Até o momento, a abordagem de gerenciamento do Leste Asiático baseia-se amplamente na imitação de práticas bem-sucedidas no Ocidente e na aceleração de sua execução para alcançá-lo. Sony, Samsung ou Lenovo construíram impérios ocidentalizando sua gestão, adaptada a seus distintos ambientes culturais. No entanto, existe um potencial inexplorado de uma abordagem de gerenciamento do Leste Asiático com alcance global, que pode ser chamado de Gerenciamento Global do Leste Asiático. Essa abordagem baseia-se em escolas de pensamento perenes como o taoísmo, o budismo e o confucionismo, nas quais algumas empresas estão se baseando intensamente para realizar o seu potencial. Por exemplo, Jack Ma, presidente do Alibaba, está adotando uma mistura dessas teorias, juntamente com as práticas de gerenciamento ocidentais, para moldar uma cultura corporativa única. Isso é enriquecido por meio da incorporação de uma visão renovada de gerenciamento, transformação, empoderamento, trabalho em equipe, além de práticas de aprendizado e desenvolvimento de talentos.

Está nas mãos da Ásia também assumir um papel de liderança global, reconectando-se ao conhecimento original de sua região. Isso pode ter implicações profundas: por um lado, é provável que capacite multinacionais asiáticas e outras organizações com a aplicação de processos de geração de valor que se originam de sua própria base intelectual; por outro lado, pode contribuir para avançar mais o pensamento sistêmico enraizado na gestão sustentável. Enquanto as empresas, hoje, lutam para se adaptar a um mundo VUCA em rápida mudança em meio à quarta revolução industrial e à crise do capitalismo clientelista, a introdução de um sistema de gestão sustentável é quase um imperativo para qualquer organização que aspire se adaptar e liderar o caminho para um novo paradigma de negócios.

O modelo Zen Business

Nesse cenário, o Zen Business surge como um modelo holístico de gestão que nasce intelectualmente no leste da Ásia. É uma filosofia de gerenciamento e um método.

É um modelo orgânico de gestão (biomodelo) e transformação de negócios para organizações que desejam melhorar seu impacto em favor de um caminho mais harmônico e sustentável. É conceitualmente informado pelas duas teorias sistêmicas do taoísmo: 1) Yinyang e 2) o Wu Xing (Cinco Elementos). Durante séculos, elas têm sido amplamente aplicadas em outros campos, como medicina, artes marciais ou arquitetura, mas não na gestão organizacional até o momento.

Estrutura conceitual e dinâmica do modelo

A aplicação da Yinyang traz uma nova estrutura para as empresas que adotam a mudança como uma variável constante. A adaptação tornou-se o novo imperativo corporativo. Através dos conceitos de interdependência, paradoxo e equilíbrio, a organização apresenta uma série de estratégias e práticas Yin que contrabalançam uma abordagem Yang tradicional nos negócios, associada ao capitalismo mais agressivo. O resultado é uma organização equilibrada que começa a transcender o paradigma clássico de negócios da maximização de lucros. Em vez disso, visa a harmonizar a pessoa com a organização e a sociedade como um sistema. A organização é um organismo vivo concebido como um pequeno universo que opera em um complexo sistema colaborativo de interação entre os stakeholders, incluindo a natureza. O foco não está mais em unidades de negócios isoladas, mas na relação entre processos de valor criativos e destrutivos que moldam a dinâmica do sistema. O impacto sustentável se torna a nova métrica orientadora. Essa empresa, orientada a propósitos, introduz gradualmente um conjunto de práticas Yin, caracterizadas pelo cuidado com o desenvolvimento pessoal (não apenas o avanço na carreira), trabalho justo, equilíbrio de gênero, conciliação entre vida pessoal e trabalho, pensamento reflexivo, resolução de problemas com base na criatividade, design thinking, tomada de decisão intuitiva, espaço de trabalho, autogestão, motivação intrínseca e valor compartilhado entre stakeholders.

A gestão da Yinyang está ancorada no modelo sistêmico Wu Xing (referidos como Cinco Elementos), que é traduzido em cinco processos-chave de geração de valor chamados Cinco Estrelas Corporativas: liderança humana, stakeholders, marketing e inovação, finanças e branding, e cultura corporativa. Essas estrelas correspondem a cinco processos interrelacionados, complementares e interdependentes, inspirados nas cinco energias transformadoras da natureza: madeira, fogo, terra, metal e água.

O primeiro processo, liderança humana (fogo), refere-se à necessidade de integrar valores universais no modelo de negócios da empresa. Trata-se de encontrar e definir um objetivo mais elevado que ancore a identidade da marca e as atividades da empresa em uma missão clara e consistente com os valores que permitem à empresa impactar positivamente a sociedade. A Shoyeido, uma empresa centenária com sede em Kyoto, famosa por criar incensos de alta qualidade, alcançou uma reputação baseada na capacidade equilibrada de inovar e de ser fiel a um propósito mais elevado. Fazer gestão para um propósito mais elevado é essencial para a empresa atrair e reter colaboradores e stakeholders de alto talento.

O segundo processo, gestão de stakeholders (terra), refere-se ao leque de atores que colaboram para gerar valor para os clientes e a sociedade. A Huawei, gigante chinesa da tecnologia, construiu uma proposta de valor com base em sua capacidade de motivar e capacitar seus stakeholders, especialmente seus colaboradores. Os colaboradores possuem 98,6% das ações, e sua competitividade global é voltada para a noção de valor compartilhado. Funcionários motivados aumentam a capacidade da empresa de inovar sistematicamente e comercializar seus produtos de maneira diferenciada.

A terceira estrela corporativa, marketing e inovação (metal), engloba a capacidade da empresa de entregar o valor que foi anteriormente criado pelas partes interessadas, concentrando-se em maximizar as necessidades, desejos e experiências do cliente como uma maneira de alcançar o objetivo mais alto. A Patanjali, uma empresa de FMCG nascida na Índia, conseguiu superar os players dominantes, como Unilever e Procter & Gamble, com uma estratégia de marketing centrada na distribuição de produtos ayurvédicos naturais feitos com a idéia de proximidade, saúde e acessibilidade a milhões de indianos, incluindo aqueles na parte inferior da pirâmide de renda.

A quarta estrela, gestão financeira (água), se baseia na terceira por meio do incentivo ao lucro. A sustentabilidade econômica é a chave do sucesso corporativo, mas, nesse caso, o lucro serve ao propósito maior. Aqui, a empresa define o modelo de negócios (fluxos de receita e estrutura de custos) com base na otimização da captura de valor por meio de um sistema de incentivos que beneficia não apenas os acionistas, mas também os stakeholders mais amplos. A Kyocera, uma multinacional japonesa de semicondutores, construiu sua vantagem competitiva em um modelo de negócios inclusivo descentralizado chamado gerenciamento de amebas. As amebas são unidades de negócios interdependentes de cerca de cinquenta funcionários que operam modelos de receita de forma independente, capacitando toda a organização a otimizar o valor captado por suas operações de marketing.

A estrela final corresponde à marca e à cultura corporativa (madeira). Ele mede a impressão holística que uma empresa deixa, social, economicamente, ambientalmente e / ou emocionalmente. A Posco, uma siderúrgica coreana, iniciou uma grande transformação em 2009, adotando um sistema de inovação baseado em sustentabilidade e gestão responsável. Em alguns anos, tornou-se a única empresa siderúrgica a ser selecionada entre as 100 empresas mais sustentáveis ​​do mundo, e se tornou um dos melhores lugares para se trabalhar na Coreia.

O processo de geração de valor entre as cinco estrelas corporativas está em constante evolução em um círculo virtuoso. O valor é como o chi ou a energia da empresa. A harmonia é a nova métrica do sucesso. Uma implementação bem-sucedida do modelo depende do fluxo e da harmonização das cinco estrelas corporativas que formam todo o sistema.

Sobre o autor

Dr. Josep M. Coll Morell é Ph.D. em economia internacional (inovação, empreendedorismo e desenvolvimento) e possui mestrado em economia europeia pela Universitat Autònoma de Barcelona. Suas áreas de pesquisa incluem empreendedorismo consciente, gestão holística e inovação sustentável. Ele trabalha como consultor em negócios sustentáveis, inovação, design e transformação organizacional, cidades inteligentes e avaliação de impacto para uma ampla gama de organizações públicas e privadas. Entre elas, Nações Unidas, Comissão Europeia, Barcelona e Prefeitura de Seul, corporações globais como Samsung, Posco, Scytl, Almirall Group, além de PMEs e startups, tendo trabalhado em mais de 40 países. Ele é professor visitante da Universidade Yonsei e pesquisador sênior da Maastricht School of Management. Ele foi o diretor fundador do Centro de Promoção de Negócios do Governo da Catalunha (ACCIO) na Coréia do Sul. Ele é o criador e autor dos livros Zen Business (Profit editorial) e Wise Cities (Cidob) e co-autor do livro Economy of Happiness (Platform Editorial).

Sobre a Nortus

A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional. Fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP) dedica-se a cocriar as condições para a ampliação da consciência humana em projetos nos campos científico, social e de educação corporativa. Já formamos mais de 700 gestores contemporâneos em todo o Brasil, atendendo centenas de empresas e impactando o desenvolvimento de mais de 50 mil pessoas com nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica.

Somos responsáveis por trazer para o Brasil os professores da EADA – uma das melhores escolas de negócios do mundo para abordar temas atuais e relevantes para o aprimoramento da gestão.

Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental, organizacional, cultural e da neurociência, como os doutores Don Beck, Darrell Gooden e Steven Poelmans e com a Escola de Pensamento Matriztica que tem como co-fundadores o Dr. Humberto Maturana e Ximena D’Ávila. Seguindo com a concretização de seu propósito, não só no âmbito corporativo, a Nortus possui a célula social Neoeducar que coloca nossa tecnologia genuína à disposição dos profissionais da rede pública de ensino. Recentemente, recebemos o reconhecimento da Pesquisa Humanizadas como umas das 12 empresas do Brasil com alto nível de maturidade por meio do rating A de consciência organizacional.

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