4º Encontro de Gestores Contemporâneos

Equipe Nortus
27/09/2021

O 4º Encontro de Gestores Contemporâneos reuniu o time da Nortus a 25 gestores formados ao longo dos seis anos da FGC para compartilhamento de experiências, insights, e novas abordagens e ferramentas desenvolvidas pela Nortus.

A primeira etapa do encontro foi dedicada às inclusões feitas nos módulos da FGC. Mirieli Colombo explicou que o antigo Comunicação Aplicada foi revisitado com bastante foco nos aspectos comportamentais e se transformou em Interações Colaborativas. Devido a sua forte relação com os módulos Visão Sistêmica e Autoliderança, passou a ser o terceiro módulo da FGC, contribuindo para a fluidez da aplicação das demais ferramentas ao longo dos módulos seguintes da formação.

Mirieli também apresentou as inclusões teóricas, como os conceitos da Biologia-Cultural sobre os domínios conhecer-entender-compreender, as diferenças entre con-versar e falar, os comportamentos verbais e não verbais que impactam na leitura de contexto, e sobre a escuta generativa a partir da Teoria U de Otto Scharmer.

O módulo Estruturação de Equipes também teve atualizações de ferramentas. Aline Sirotto explicou que, dentro do contexto do sistema de estruturação de equipes contemporâneas, mais especificamente
para o processo de seleção, a FGC incluiu a ferramenta Seleção por Competências e guia de perguntas para conduzir uma seleção por competências com efetividade. Além disso, também foi incluído o handout roteiro, Entrevista de Seleção por Competências, importante para organizar as informações durante o processo da entrevista e também para eventuais consultas futuras.

Luciana Sutti apresentou como inclusão ao módulo Desenvolvimento de Pessoas o aprofundamento da abordagem sobre capacidades técnicas e comportamentais para que os gestores possam cocriar junto com integrantes de sua equipe o Planos de Desenvolvimento Individual de cada um.

Luciana destacou a importância de dar atenção às soft skills (competências comportamentais) desde o início da trajetória dos profissionais. Como apoio nesta tarefa, a FGC conta com um e-book que apresenta os três passos para se estabelecer o plano de desenvolvimento de cada pessoa da equipe e uma ferramenta editável para o Plano de Desenvolvimento Individual.

Gilberto de Souza explicou que o módulo Implementação de Mudanças passou por um amadurecimento e segue, há duas turmas, no formato que foi apresentado durante o encontro. Ele explicou que o ajuste foi feito devido a muitos gestores cobrarem-se em relação ao desejo de querer aplicar todo o conhecimento compartilhado. Gilberto ressaltou que o necessário é compreender que aquilo que é aplicado depende do contexto que a organização está vivendo, considerando a sua fase existencial. Assim, são necessárias condições específicas para que as mudanças aconteçam de maneira fluída. O mantra deste módulo — “Eu sou a mudança” — apoia a compreensão dos gestores sobre o fato de que, visto que somos seres vivos, estamos em contínuo ajuste ao meio. “Quando a gente pensa na implementação da mudança, é uma forma de encarar a vida e, continuamente, nos apropriarmos da informação, a um nível profundo, de que nós somos a mudança, pois a vida é impermanência”, incluiu Gilberto.

O módulo conduz os participantes a compreender que o desejo da previsibilidade, de não querer ter problemas, precisa ser transformado em curiosidade, para que os gestores possam continuar sempre aprendendo e se ajustando continuamente.

Todos os materiais de apoio, ferramentas, artigos e e-books apresentados foram disponibilizados aos gestores contemporâneos.

Simulador de Gestão Contemporânea

Na segunda parte do encontro, os gestores participaram de uma dinâmica em grupos para conversar e compartilhar perspectivas sobre o Simulador de Gestão Contemporânea, uma ferramenta de realidade aumentada desenvolvida pela Nortus para as turmas da FGC on-line. Com ela, os gestores vivenciam situações e depois fazem análises e escolhas utilizando os conhecimentos da FGC.

Sócia fundadora da Nortus, Mirian Machado Coden, durante a atividade sobre o Simulador de Gestão Contemporânea

O gestor Daniel Mocelin, formado na Turma 8, relacionou a experiência com as inclusões da FGC no módulo Desenvolvimento de Pessoas: “A gente fez relação com a figura apresentada na primeira parte do encontro. Quando o profissional está começando a carreira, ele investe nas hard skills (habilidades técnicas); depois, quando ele vai crescendo na carreira, precisa investir em soft skills. E esse gerente geral do Simulador vai precisar muito disso. Não tem nenhum handout ou ferramenta que a gente aprendeu na FGC que não dê para usar nesse contexto. Tem muita coisa que a gente viu na formação que dá para aplicar; praticamente tudo”, comentou Daniel.

Para Josué Almeida, formado também na Turma 8, a forma como a atividade foi conduzida, com óculos de realidade virtual, fez com que os gestores chegassem na primeira conclusão: a importância de saber ouvir. “Como gerente geral, não poder falar, só ouvir, foi muito legal, porque a gente conseguiu realmente ser imparcial. Com isso, conseguimos incluir muitas coisas para saber em qual cenário estávamos. Isso fez com que alguns de nós ficássemos com muita vontade de agir. A nossa vontade era sair executando e fazendo, por isso, foi bom o momento de só poder ouvir”, incluiu Josué.

Samira Roque, formada na Turma 18, incluiu que é tarefa dos líderes e gestores à frente de suas equipes realizar um monitoramento atento. “Se a gente não fizer um monitoramento, se não mantiver as informações e feedbacks constantes, se não se basear no que já ficou claro e documentado, as pessoas tendem a baixar o nível de consciência delas”, comentou Samira.

Palestra internacional

PhD Steven Poelmans apresentou o tema de seu livro Paradoxos de Liderança, que será lançado no Brasil pela Nortus

Ampliando a consciência dos gestores contemporâneos presentes no 4º Encontro, trouxemos a abordagem de nosso instrutor internacional Steven Poelmans para o tema liderança. Durante a palestra, Poelmans compartilhou sobre os paradoxos da liderança, tema de seu mais recente livro, que será lançado em novembro pela editora Nortus. Poelmans convidou Gilberto de Souza a escrever um dos capítulos da edição em português.

O autor explica que o caminho do equilíbrio é essencial aos líderes e, para isso, é necessário saber harmonizar as diferentes forças, o que requer a capacidade de compreender os paradoxos descritos em profundidade no livro e apresentados durante a sua palestra.

Todos os gestores inscritos no encontro foram presenteados com um voucher do livro Paradoxos de Liderança editado pela Nortus.

O encontro contou, ainda, com a apresentação das inclusões no time de educadores da FGC: Bruno Iacuzio, no módulo Melhoria de Resultados, Luciana Sutti, que ministra o módulo Desenvolvimento de Pessoas, e Valdeci Maciel, que agora ministra também o módulo Visão Sistêmica.

Agradecemos aos gestores contemporâneos que estiveram conosco no 4º Encontro de Gestores Contemporâneos realizado no dia 15 de setembro de 2021.

Afonso Celso Chaves – Turma 28 – On-line

Antônio Bonfim Costa Carvalho – Turma 09 – in company Multimais

Bruna Rorato – Turma 28 – On-line

Bruna Zanette Dutra – Turma 28 – On-line

Carlos Antônio Fonseca Victorino -Turma 28 – On-line

Carlos Eduardo Rodrigues Silva – Turma 20 – Campinas

Carlos Maran – Turma 19 – Foz do Iguaçu

Cléber Antunes Magalhães De Jesus – Turma 09 – in company Multimais

Daniel da Luz Mocelin – Turma 08 – Caxias do Sul

Douglas J. Pelissari – Turma 08 – Caxias do Sul

Eduardo Torquato -Turma 20 – Campinas

Giancarlo Dal Mulin – Turma 28 – On-line

João Arthur P. Rêgo – Turma 09 – in company Multimais

Jorge Luís Fonseca Peralva – Turma 09 – in company Multimais

Josué Drago de Almeida – Turma 08 – Caxias do Sul

Júlio Ricardo Benitez – Turma 19 – Foz do Iguaçu

Kelen Reche – Turma 17 – Caxias do Sul

Lucimara Alves de Oliveira – Turma 10 – Campinas

Milena Zucchetti – Turma 08 – Caxias do Sul

Paulo Devenie dos Santos Filho – Turma 09 – in company Multimais

Pollyanna Tamascia Portes – Turma 02 – In company Febrafar

Ricardo Lopes Santana – Turma 20 – Campinas

Rudimar Panzoni Marques – Turma 17 – Caxias do Sul

Samira Eloá de Paula Roque -Turma 18 – Campinas

Tiago Schmitt – Turma 08 – Caxias do Sul


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus