Nortus Humanizada na Prática: como fluímos?

Rafael
29/07/2021

Em continuidade a nossa série sobre como cocriamos, continuamente, a Nortus como organização com elevado nível de maturidade, vamos falar um pouquinho de algumas práticas que mantemos e que fizeram com que a Pesquisa Humanizadas nos reconhecesse como uma das Organizações de Destaque na categoria Melhores para os Colaboradores na Pesquisa Empresas Humanizadas 2020!

Essa categoria indica quais organizações possuem a melhor reputação, experiência, satisfação e perspectiva de futuro na percepção dos colaboradores!

Desenvolvimento coletivo

Um dos pontos positivos mais citados pelas pessoas que atuam na Nortus e que responderam à pesquisa são os Encontros de Aprofundamento. Quinzenalmente, reunimo-nos para refletir sobre temas relacionados ao nosso próprio desenvolvimento humano.

Na Nortus, a regra é primeiro vivermos aqui dentro aquilo que apresentamos aos nossos clientes e parceiros. Dedicar-se ao desenvolvimento humano e organizacional requer boas horas de voo em autodesenvolvimento, e também em desenvolvimento coletivo.

Não é a busca pela perfeição, e sim a busca por compreender e integrar o que já somos com o novo que precisamos ser diante de cada contexto.

Espaço seguro

E também nos permite expressar nossas vulnerabilidades, cada um em seu espaço-tempo, e isto é bastante importante para que aconteça o desenvolvimento humano de forma integral.

Às vezes, alguma inquietação pessoal vem à tona, e encontra no coletivo a oportunidade de ressoar, encontrar diferentes perspectivas, e sempre nos conduz a exercitar um olhar curioso para aquilo que se manifesta a cada encontro.

Como trouxemos mais acima, não existe a perfeição. E na expressão de nossas vulnerabilidades, podemos nos reconfigurar internamente e também no coletivo, para vivermos um maior nível de ordem dinâmica.

Nosso propósito é cocriar as condições para a ampliação da consciência humana. E uma das formas de fazermos isso é abrir espaço quinzenalmente em nossas agendas e dedicar 1h30 para conversarmos e refletirmos juntos neste coletivo.

Os Encontros de Aprofundamento são facultativos. Eles começaram em 2019 e são previamente agendados para o ano todo e informados aos Nortusianos. Os temas surgem no dia de cada encontro e mesclam as reflexões individuais com as reflexões de pensadores que inspiram a Nortus. Neste momento, alguns conceitos da Biologia-cultural compartilhados por Humberto Maturana (1928 – 2021) e Ximena Dávila, da Matriztica, têm apoiado os últimos encontros.

Depoimentos

“É um momento que desperta em mim um fazer muito forte, o desejo de dar um próximo passo no meu autoconhecimento e autodesenvolvimento, além de fortalecer nosso coletivo, de construirmos nossa inteligência coletiva juntos. A gente faz parte de uma empresa que nos permite expressar nossas vulnerabilidades, sem julgamento, sem certo ou errado.”

Aline Sirotto

Angélica Valim

“É um momento que desperta em mim um fazer muito forte, o desejo de dar um próximo passo no meu autoconhecimento e autodesenvolvimento, além de fortalecer nosso coletivo, de construirmos nossa inteligência coletiva juntos. A gente faz parte de uma empresa que nos permite expressar nossas vulnerabilidades, sem julgamento, sem certo ou errado.”

“O Encontro de Aprofundamento é um espaço seguro para nosso desenvolvimento, onde nós, como grupo, podemos expor nossa vulnerabilidade, conhecer um pouco mais das pessoas, os diferentes pontos de vista e, assim, ter uma visão mais ampla dos colegas, entender os comportamentos das pessoas de um modo geral.

Daniane Gambarotto

Sistema de Desenvolvimento e Remuneração

Outro aspecto bastante inovador e que já foi citado na mensagem anterior é a forma como a Nortus enxerga cada Nortusiano.

Lembra que falamos que as pessoas aqui são investimento? Pois então!

Estruturamos um Sistema de Desenvolvimento e Remuneração que, como o próprio nome diz, faz uma conexão diferente entre esses dois aspectos.

A Nortus investe no desenvolvimento humano de cada um de nós, e nós contribuímos com nossos saberes técnicos e comportamentais para a fluidez do metassistema Nortus.

Nossas TDIs (Trilhas de Desenvolvimento Individuais) são organizadas a partir de quatro aspectos:

  • Maturidade
  • Organizacional
  • Social
  • Técnico

Nossas TDIs (Trilhas de Desenvolvimento Individuais) são organizadas a partir de quatro aspectos:

  • Maturidade
  • Organizacional
  • Social
  • Técnico

Este é um diferencial que dá ao desenvolvimento de cada ser humano a integralidade e importância necessárias, ao mesmo tempo em que permite que o indivíduo se desenvolva em fluxo com os acontecimentos e oportunidades na Nortus.

Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre o que é uma empresa Humanizada, visite o site: www.humanizadas.com.

Leia também:

OFCIAO: um desenho e uma estrutura para todos serem líderes em suas ações


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus