O Futuro da Dinâmica em Espiral Integral expande-se nos CHEs

Equipe Nortus
12/08/2021

Dr. Don Beck em vídeo conferência durante o evento internacional promovido pela Nortus em 2019

A Nortus foi escolhida por Don Beck para ser a instituição guardiã do Centro para a Humanidade Emergente (CHE) da América Latina, que reúne estudos e ações promovidas aqui em nosso continente que tenham embasamento na Dinâmica em Espiral Integral. Os Centros para a Humanidade Emergente do mundo funcionam como facilitadores globais da evolução consciente da espécie humana e, atualmente, estão presentes na Dinamarca, Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Oriente Médio, África do Sul, Rússia e Islândia.

As informações coletadas pelos Centros para a Humanidade Emergente espalhados pelo mundo são importantes para a compreensão e proposição de soluções aos problemas globais vividos hoje pela humanidade. Na reflexão abaixo, Darrell Gooden explica que essas soluções precisam encontrar ressonância cultural para a mudança que cada sistema exige.

“Uma vez foi dito, e não me lembro por quem, que não há nada tão prático quanto uma boa teoria. Na Dinâmica em Espiral, temos, por meio da pesquisa e do que os dados sugerem, níveis de existência que refletem valores. Criamos uma série de investigações, avaliações e diversos instrumentos de coleta de dados que evidenciam objetivamente quais níveis de existência operam em pessoas e nas organizações.

A verdadeira questão é: quais são os valores que estão operando na realidade? O que você diz e o que você faz podem estar alinhados, mas também podem não estar.

A noção de níveis de existência é um tipo de verticalidade que reflete conceitualmente a capacidade de se existir em um ambiente complexo. Por exemplo, se você vive em uma floresta ou tundra, o seu nível de complexidade tem a ver com comer, encontrar abrigo e manter-se seguro. A complexidade da vida no dia a dia chega a um certo nível. Eu trabalhei na África do Sul com estudiosos de longa data da Dinâmica em Espiral Integral que ensinam em universidades, e hoje, os valores exibidos em muitas partes das sociedades e culturas africanas ainda demonstram perspectivas mais tradicionais, em que os níveis de pensamento complexo necessários estão mais relacionados a conectar-se com a família, conectar-se com tribos e conectar-se uns aos outros.

Ilustração mostra os níveis e seus sistemas de valores que mudam a medida que
as condições de vida se tornam mais complexas

Fonte da ilustração: What is enlightenment
Magazine reprint series
The Never-Ending Upward Quest
by Jessica Roemische

Conforme nos movemos por níveis de complexidade, os dados sugerem que, já há cem mil anos, evoluímos de um conjunto cultural de valores para outro. À medida que as condições de vida se tornam mais complexas, o cérebro tem a capacidade incrível de se iluminar como uma árvore de Natal, ativando o sistema mente-cérebro necessário para lidar com o mundo de hoje. A capacidade humana emerge em um instante e se coloca disponível para a pessoa, para o grupo e para o povo usá-la. É muito apropriada para os problemas e complexidade de uma pandemia global.

Ao projetar soluções, o que um agente de mudança da Dinâmica em Espiral Integral deve fazer é garantir que, seja qual for a iniciativa desejada, primeiro precisamos ter certeza de que há a ressonância cultural necessária. É preciso encontrar o encaixe perfeito, e os interesses de um agente de mudança devem ir ao encontro da necessidade do lugar, do objetivo, do alvo específico, e assim por diante. O mundo está se tornando cada vez mais complexo. No entanto, diferentes pessoas em diferentes partes do mundo requerem diferentes níveis de intervenção.

A questão do momento é: como podemos entender e lidar com eventos como uma pandemia global em termos de soluções integrais e em termos de estratificação de abordagens? A Dinâmica em Espiral certamente tem respostas. Por meio do trabalho do Centro para a Humanidade Emergente no Brasil, nós estabelecemos uma agenda voltada para o tratamento deste tema. O segundo nível do curso que realizaremos com a Nortus em 2021 reunirá praticantes internacionais da Dinâmica em Espiral Integral mobilizados a conversar sobre essas soluções.” Darrel Gooden

Sobre Darrell Gooden

Tem mais de 20 anos de experiência como profissional certificado da Dinâmica em Espiral Integral (SDI) e é membro fundador, juntamente com o Dr. Don Beck, do Center for Human Emergence. Implementou o programa SDI com a Marinha dos Estados Unidos, e também em empresas privadas e organizações sem fins lucrativos. Nos últimos 20 anos, tem atuado na área de transformação cultural e gerenciamento de tecnologia. É doutor em Transformação Organizacional pela Adizes Graduate School, mestre em Ciências em Gestão Tecnológica pela Pepperdine University, e bacharel em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade de Redlands.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………….

A Nortus tem difundido este conhecimento por meio de cursos com o Ph.D Darrell Gooden, o sucessor de Don Beck nos estudos sobre a Dinâmica em Espiral Integral.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus