OFCIAO: um desenho e uma estrutura para todos serem líderes em suas ações

Rafael
18/06/2021

Você já deve estar sabendo que fomos reconhecidos como umas das empresas com mais alto nível de consciência no Brasil na edição 2020 da Pesquisa Empresas Humanizadas. Pois é!

Essa pesquisa identifica 11 níveis de consciência: AAA, AA, A, BBB, BB, B, CCC, CC, C, D e E, onde o primeiro nível (“AAA”) representa maior qualidade de gestão e relações, e o último nível (“E”) representa menor qualidade de gestão e relações.

Recebemos o Rating A!

Junto com outras 11 organizações, recebemos o Rating A, que foi o mais alto nível identificado nesta edição, que ouviu mais de 30 mil pessoas em um universo de 226 organizações.

Decidimos compartilhar com vocês, queridos clientes, parceiros, e público que acompanha nossos conteúdos, algumas de nossas práticas que contribuíram para que obtivéssemos esse reconhecimento.

Acreditamos que essa é uma das formas de contribuirmos com mais informações sobre este movimento sobre a humanização no mundo corporativo e, quem sabe, poder inspirar com ideias a outras organizações.

Consciência para refletir e agir

Nesta breve série, vocês terão contato com algumas de nossas iniciativas e saberão como cocriamos as condições para que cada um de nós, seja em nossas interações, projetos ou entregas, possamos levar e proporcionar ainda mais consciência sobre nossa condição humana de refletir e agir.

Nortus é uma das 20 Organizações de Destaque na categoria Melhores para as Lideranças e Melhores em Liderança Consciente

Começaremos destacando algumas práticas que fizeram com que a Humanizadas nos reconhecesse como uma das Organizações de Destaque na categoria Melhores para as Lideranças. Essa categoria indica quais organizações possuem a melhor reputação, experiência, satisfação e perspectiva de futuro na percepção das lideranças.

Também somos uma das Organizações de Destaque na categoria Melhores em Liderança Consciente. Essa categoria indica quais organizações possuem líderes que se concentram em um propósito maior, buscam servir e inspirar outras pessoas por meio do exemplo, e se concentram na criação de valor e no equilíbrio das relações que a organização nutre com as diferentes partes interessadas no sucesso do negócio.

Paradoxo: quem são nossas lideranças?

Quando tivemos acesso às perguntas da Pesquisa Humanizadas 2020, nos deparamos com uma inquietação. Isso porque uma parte das perguntas deveriam ser respondidas somente pelas lideranças da organização.

Opa! Como faríamos?

A estrutura e forma de organização das entregas da Nortus pedem que sejamos todos líderes. Não temos cargos, hierarquia, nem função.

Mas como isso funciona na prática?

Apaixonados pelo desenvolvimento humano que somos, criamos nosso desenho e estrutura organizacional para que cada Nortusiano possa expressar o seu potencial em ato e fluir em suas entregas. Temos Circuitos de Tarefas individuais que podem ser compostos por diversos tipos de tarefas, desde a operação, passando pelo tático, até tarefas de características estratégicas.

Somos uma Organização em Fluxo Contínuo de Informações Auto Organizadoras (OFCIAO).

É esta estrutura que nos permite não precisar de cargos como direção, gerência, coordenação, e nem mesmo funções.

Todos nós operamos em múltiplos projetos, às vezes liderando, outras vezes servindo como recurso para a execução. O que precisa ser feito é identificado em diversos espaços coletivos:

Encontros Coletivos de Desenvolvimento: reúnem todo o time para atualizações sobre direcionamento e ações da Nortus voltadas ao desenvolvimento coletivo.


Encontros de Gestão: reúnem profissionais envolvidos nos diversos Circuitos de Tarefas e têm caráter de compartilhamento de informações e definições táticas e estratégicas.


Círculos: são momentos mais rápidos para trocas de informações. Podem ser de Análise ou de Aprendizagem, e qualquer pessoa da organização pode organizá-lo quando necessário.

Também temos como premissa sempre apresentar as necessidades e solicitações entre nós com informações de contexto pertinentes e com indicação de prazo. Assim, cuidamos para que as informações circulem permanentemente em fluxo contínuo, livres de julgamentos e vieses.

E, para garantir que isso de fato aconteça, todos nós somos convidados a incluir em nossa trilha de desenvolvimento pessoal o autoconhecimento e autodesenvolvimento, pois compreendemos que só existe o caminhar, e que o caminho se faz passo a passo diante das incertezas do contexto globalizado.

Em primeira instância, cada um de nós é convidado a ser líder de si mesmo e a desenvolver a visão e responsabilidade sistêmica e metassistêmica. Assim, estimulamos continuamente a ampliação do nível de consciência de cada Nortusiano.

A OFCIAO possibilita mais assertividade na identificação das decisões sobre o que precisa ser concretizado em cada contexto que vivemos, gerando entregas mais efetivas de maneira fluída.

Em primeira instância, cada um de nós é convidado a ser líder de si mesmo e a desenvolver a visão e responsabilidade sistêmica e metassistêmica. Assim, estimulamos continuamente a ampliação do nível de consciência de cada Nortusiano.

Nesta série, ainda voltaremos a falar da OFCIAO e a maneira como ela compreende cada um de nós… mas já dando um spoiler: para a Nortus, contabilmente falando, pessoas são investimento, e não despesa.

A Pesquisa Empresas Humanizadas já lançou a sua 3ª edição 2021. Vale a pena participar. Para nós, foi uma excelente oportunidade de reconhecer potenciais de melhoria, saber como nos percebemos internamente, e como nossos parceiros, clientes e sociedade em geral nos enxergam.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus