Universo Científico gera dados e informações que apoiam o desenvolvimento humano e organizacional

Equipe Nortus
03/03/2022

A Nortus, enquanto Multiverso, conta com o Universo Científico, que é a estrutura que organiza a forma como produzimos dados, como os lemos e como os transformamos em informações. Nosso objeto de investigação é a forma como o ser humano se desenvolve comportamentalmente enquanto indivíduo atômico-biopsicossocial em suas interações coletivas. Os estudos desenvolvidos por pensadores e pesquisadores como Dr. Don Beck, Dr. Darrell Gooden, Dr. Clare Graves, Dr. Humberto Maturana, Dra. Ximena Dávila, Dr. Steven Poelmans, Dr. Edgar Morin, Dr. Francisco Di Biase, entre outros, compõem a base teórica de nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica, a TCM.

Ao aplicarmos esses conhecimentos combinados nas soluções que criamos para o mundo corporativo e projetos sociais, sentimos a necessidade de aferir o quanto as nossas soluções atuam, de fato, na concretização de mudanças comportamentais e, consequentemente, impactando a cultura organizacional de nossos clientes e parceiros de desenvolvimento.

Foi a partir desta necessidade que criamos uma série de instrumentos de pesquisa que atendem com excelência aos critérios dos testes estatísticos e critérios científicos de validez.

É um conjunto formado por questionários variados, entrevistas e assessments que, juntos, formam um sistema diagnóstico que serve aos demais Universos Nortus e, em breve, servirá à sociedade em geral, sendo disponibilizados para consulta por outras organizações e instituições, com respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Internamente, utilizamos esses dados para acompanhar, medir e constatar o quanto os nossos produtos e serviços atendem às necessidades dos clientes. Realizamos os diagnósticos antes, durante e depois da conclusão das formações, cursos e programas in company.

Externamente, os dados coletados pelo sistema de diagnóstico da Nortus estarão disponíveis para a sociedade em geral e poderão ser úteis, por exemplo, aos profissionais da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, como base para estruturar programas de educação corporativa nas empresas. Esses dados também poderão servir à pesquisa e produção de artigos científicos sobre as competências de gestão, liderança e cultura organizacional.

O Universo Científico também cuida da coleta de dados do assessment da Dinâmica em Espiral Integral — uma das atividades do Centro para a Humanidade Emergente (CHE) que está sendo organizado pela Nortus a convite dos cientistas sociais Dr. Don Beck e Dr. Darrell Gooden, com o objetivo de garantir a continuidade do estudo sobre os sistemas de valores configurados em cada ser humano durante o seu desenvolvimento social.

Já estamos disponibilizando este assessment aos gestores e líderes que contratam a Nortus. A perspectiva é que, com a estruturação do CHE, consigamos ampliar significativamente a base de dados desta pesquisa.

Também geramos dados pelo NeuroTrainingLab Brasil, que identifica, em líderes e gestores, as metacompetências de liderança mais essenciais à contemporaneidade. É um diagnóstico preciso, de base neurocientífica, criado pelo Ph.D Steven Poelmans da Antwerp Management School, também nosso instrutor internacional.

O Universo Científico produzirá, ademais, artigos científicos para promover a divulgação dos resultados da experiência da Nortus como uma organização em Multiverso, desenhada como uma OFCIAO – Organização em Fluxo Contínuo de Informações Auto-Organizadoras. Desta forma, podemos registrar e compartilhar como está o andamento desta experiência que vivemos conosco mesmos enquanto empresa e seres humanos.

Sobre a Nortus

A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP). Somos um Multiverso formado pelos Universos Científico, Estrutural, Negócios e Social. Juntos, eles atuam para cocriar condições para a ampliação da consciência humana.

Somos criadores da Tecnologia Comportamental Metassistêmica, metodologia genuína que já impactou mais de 50 mil pessoas de organizações empresariais e instituições de ensino. Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental, organizacional, cultural e da neurociência, como os doutores Don Beck, Darrell Gooden e Steven Poelmans.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus