Universo Estrutural responde por modelo inédito de desenho organizacional

Equipe Nortus
28/04/2022

Nele, o desenvolvimento humano é colocado como essência de tudo

Encontro Anual de Equipe, realizado em janeiro de 2022 em Campinas, reuniu o time da Nortus para as principais atualizações

Propomos em nossas formações, cursos e consultorias que o desenho organizacional de uma empresa orienta todas as suas ações estratégicas, táticas e operacionais, e para que a interação entre as pessoas e a estrutura proposta gere os comportamentos e os resultados necessários, o próprio desenho deve conter e expressar elementos-chave que serão sempre considerados, como um porto seguro dentro das organizações.

Assim, o desenho organizacional precisa, necessariamente, ser algo conhecido e compreendido por todos – o que faz com que seja perene e utilizado por todos para orientar suas ações.

No caso da Nortus, nossa estrutura vem sendo cocriada há mais de uma década, fruto de estudos, pesquisas e, principalmente, nossa busca para criar formas mais adequadas de conjugar o desenvolvimento humano ao desenvolvimento organizacional.

Em nosso caso, o elemento-chave é que o desenvolvimento dos indivíduos aconteça entrelaçado com o desenvolvimento da organização. Ou seja, é uma estrutura empresarial diferente por se configurar como ambiente de desenvolvimento humano para as pessoas que fazem parte dela ou aqueles que interagem com ela.

E é o Universo Estrutural que cuida das combinações estruturais contínuas, humanas e organizacionais que serão as mais adequadas ao atendimento do propósito do Multiverso Nortus de cocriar as condições para a ampliação da consciência humana.

É este universo que estuda, analisa, propõe, experimenta e verifica quais são os formatos mais adequados com relação:

  1. Ao desenho organizacional adequado para gerar desenvolvimento humano e concretizações organizacionais saudáveis;
  2. Ao sistema de circuitos de atividades de cada integrante da Nortus. Não possuímos cargos/funções, gestores ou lideranças como parte da estrutura – o que solicita a presença de seres humanos com alto nível de maturidade e mentalidade complexa;
  3. Ao sistema de capacitação humana, em quatro aspectos: maturidade, organizacional (gerador de cultura por meio do tipo de desenho), social (comunicacional e de relacionamento) e capacidades técnicas pertinentes aos circuitos de atividades que o profissional deseja assumir;
  4. Ao sistema de remuneração, que é considerado um investimento e não uma despesa para a empresa.

Do que conhecemos da realidade do mundo corporativo no Brasil e no mundo, este é um modelo inédito de conceber uma estrutura empresarial.

Quando apresentamos a forma como nos organizamos ao Ph.D Darrell Gooden, sucessor do Ph.D Don Beck nos estudos sobre a Dinâmica em Espiral Integral, ele afirmou:

O PhD. Darell Gooden é instrutor internacional da Nortus

“Vocês realmente podem impactar o mundo. As coisas que vocês estão fazendo são de peso. Para tornarmos o mundo um lugar melhor, precisamos do que vocês têm aqui: a coexistência pacífica (vivenciadas em seu corpo, em seu coração, e nas suas conexões de vida) e o que eu chamo de validação intrínseca do direito soberano do outro de ser como ele é, ao mesmo tempo em que se dá ao outro maneiras para se manter aberto ao que vem a seguir, não de um modo agressivo, mas de um modo aberto, elegante e humano. Essas são as coisas que precisamos para tornar o mundo um lugar melhor

Quando surgiu essa perspectiva?

Tudo começou quando, há mais de 20 anos, compreendemos a seriedade e profundidade do que significa atuar com desenvolvimento humano e organizacional e o quanto é necessário ser coerente para construirmos, continuamente, a maturidade suficiente para servir à vida de outras pessoas e empresas. Compreendemos que a individualidade precisa abrir espaço para a responsabilidade, capacidades e competências de atuar na cocriação com os coletivos.

Nossa sócia-fundadora Mirian Machado Coden se questionou:

“As estruturas organizacionais podem ser condição saudável e servir ao desenvolvimento do ser humano biopsicossocial ao mesmo tempo em que atendem à sociedade e aos seus stakeholders, atualizando continuamente a compreensão da importância da prosperidade material e sua concretização, servindo como condição saudável para famílias, comunidades, sociedades e planeta?”

A sócia-fundadora da Nortus Mirian Machado Coden durante o Encontro Anual de Equipe da Nortus

A partir deste questionamento, iniciou-se o processo de concretização de um desenho organizacional auto-organizador, a OFCIAO – Organização em Fluxo Contínuo de Informações Auto-Organizadoras.

Isto sugere “acontecermos” junto ao que acontece; não nos adaptar ao que acontece, como se fossemos separados do restante do universo.

Assim, o Universo Estrutural se constitui como o criador das condições para que o desenvolvimento esteja presente em todas as entregas, interações, proposições e criações do Multiverso Nortus em todos os seus universos.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus