Universo Social contribui com desenvolvimento das crianças brasileiras

Rafael
27/06/2022

Na Nortus, o Universo Social é a estrutura que organiza a forma como interagimos com a sociedade sem fins lucrativos. Também organiza como servimos para que outras organizações conscientes possam realizar a sua responsabilidade social de forma abrangente, segura e mensurável.

A semente deste Universo surgiu quando enxergamos a possibilidade de colocarmos a nossa TCM – Tecnologia Comportamental Metassistêmica – a serviço das crianças de hoje, que serão os adultos e profissionais num futuro próximo.

Nossa experiência ministrando formações e capacitações para o mundo corporativo nos mostrou que grande parte dos comportamentos que impedem fluidez nas interações e nas entregas dos profissionais está relacionada a aprendizados assimilados na primeira infância.

Por meio de acordos de colaboração, nossos conteúdos de desenvolvimento humano tornam-se acessíveis a instituições que não poderiam, ou teriam dificuldade, para consumir os produtos e serviços do Universo Negócios da Nortus.

Todas as atividades propostas pelo Universo Social atualmente são realizadas voluntariamente pelos profissionais da Nortus.

Onde já atuamos

Já impactamos diretamente 145 profissionais da educação e indiretamente 58.469 pessoas (entre professores, supervisores, diretores, pais e alunos) da rede municipal de ensino de Indaiatuba desde nosso primeiro projeto. Este foi o primeiro público a receber a TCM a partir das ações de nossa célula social, Neoeducar, que serve para criar condições para desenvolver, nos profissionais da educação, as estruturas mentais que permitam o ver, pensar e fazer sistêmicos, com o objetivo último de contribuir com o sistema educacional brasileiro.

Em 2018, fizemos um acordo de colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, ministrando o curso a Arte de Bem se Comunicar e se Desenvolver em uma escola de educação fundamental. Em 2019, o curso foi ampliado para supervisores, orientadores pedagógicos e assessores da rede municipal de ensino. Em 2021, foi transformado em uma formação para 87 diretores, com a inclusão da realização de assessments e tutorias individualizadas com profissionais da Nortus. Esta ação impactou centenas de pessoas, entre profissionais, pais e alunos da rede municipal de ensino de Indaiatuba.

Próximas ações

Em 2022, a Nortus inicia a colaboração com a secretaria de Educação de São Leopoldo (RS) e com a universidade UNISINOS para oferecer uma formação voltada a supervisoras, professoras formadoras da rede municipal de ensino e integrantes da equipe de pesquisa da universidade.

Sete educadores da Nortus (Aline Sirotto, Angélica Valim, Bruna Coden, Bruno Iacuzio, Fernanda Reichenbach, Jonas Santos, Leila Ferreira e Mirian Machado Coden) ministram o curso para profissionais que trabalham com a Dificuldade de Aprendizagem.

No total, serão 65 participantes desta formação on-line e ao vivo, divididos em duas turmas ao longo de quatro dias, além de um momento de mentoria coletiva com cada grupo.

O objetivo desta formação é engajar os profissionais da educação na equipe dentro de uma proposta colaborativa, com uma visão horizontal das relações hierárquicas. Esta é uma capacitação sobre desenvolvimento humano que tem como foco favorecer o autoconhecimento e proporcionar aos participantes uma tomada de consciência do seu Eu. A Nortus, por meio de seus conteúdos, convida os participantes a re(significar) o Eu, de modo que cada profissional possa tornar-se líder de si e protagonista.

Por um futuro melhor

Outra célula de nosso Universo Social tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento humano a partir da primeira infância (0 a 6 anos). Para isso, o projeto prevê colaboração com a Organização das Nações Unidas via agências da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Centro de Desenvolvimento Infantil de Harvard.

Dividido em quatro eixos, o projeto tem os seguintes objetivos:

  • Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
  • Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
  • Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na primeira infância;
  • Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem no âmbito da educação, saúde e proteção social; e
  • Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Sua organização também pode contribuir

Recentemente, oferecemos a todos stakeholders a possibilidade de apoiarem nosso Universo Social. Ao comprarem a EAD gravada Brain Balance – ministrada por nosso instrutor internacional e parceiro, o ph.D Steven Poelmans – o valor deste investimento é direcionado para custear parte das despesas das atividades de nossos projetos neste universo (impressões de materiais, combustível ou passagens de deslocamento dos profissionais para atividades, entre outros).

Sobre a Nortus

A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP). Somos um Multiverso formado pelos Universos Científico, Estrutural, Negócios e Social. Juntos, eles atuam para cocriar condições para a ampliação da consciência humana.

Somos criadores da Tecnologia Comportamental Metassistêmica, metodologia genuína que já impactou mais de 50 mil pessoas de organizações empresariais e instituições de ensino. Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental, organizacional, cultural e da neurociência, como os doutores Don Beck, Darrell Gooden e Steven Poelmans.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus