Como criar relações mais profundas no contexto profissional

Rafael
01/06/2023

Sabemos que criar relações mais profundas no nosso contexto profissional é um grande desafio. Requer a compreensão do ponto exato de até onde podemos chegar com os outros, em cada contexto.

Pela minha experiência nesses mais de 20 anos trabalhando com o tema da comunicação, entendo que quando gestores se conectam com mais profundidade com os integrantes de sua equipe, quando as pessoas da equipe se conectam umas com a outras de uma forma profunda, os resultados são sempre melhores.

Afinal, como diz David Bradford e Carole Robin, “as pessoas fazem negócios com pessoas, não apenas com ideias, máquinas, estratégias ou dinheiro.” Para criar conexões profundas, construir confiança com os outros e se tornar influente, precisamos ir muito além das conversas superficiais.

Para criar relações mais profundas, esses autores trazem algumas premissas que são essenciais em seu estudo:

A primeira delas é abrir mão de acreditar que a sua forma de fazer as coisas é sempre melhor. A segunda é estar aberto a novas experiências e ao risco de cometer erros. E a terceira é encarar erros como oportunidades de aprendizado, em vez de um motivo para sentir vergonha e esconder.

A curiosidade é fundamental. Como disse certa vez o ator Alan Alda: “suas suposições são janelas para o mundo. Se você não limpá-las de vez em quando, a luz não entra.”

Acredito que, muitas vezes, você tenha pensado: ‘compartilho ou não o que estou pensando?’, ‘o que estou sentindo?’ Muitas vezes temos medo de sermos incompreendidos, o medo de sermos julgados ou rejeitados.

Mas o que fazer com o que pensamos e sentimos? Se eu não compartilhar essas questões não ditas, elas podem ficar muito maiores e aparecerem de várias outras formas.

Então, não seria mais potente compartilhar o que sentimos? Analisarmos o momento que consideramos mais adequado, nos expressarmos e estarmos dispostos a conversar a respeito?

A demora em trazermos para a mesa o que pensamos também é arriscada. Podemos demorar para resolver questões que poderiam ser mais simples do que a nossa cabeça pensa.

A minha sugestão é: saia da sua zona de conforto e entre na sua zona de aprendizagem. Se não fizermos isso, jamais seremos competentes em criar conexões mais profundas.

Para finalizar, esses autores trazem seis características marcantes para relacionamentos excepcionais:

  1. Você pode ser verdadeiramente quem você é, e a outra pessoa também
  2. Ambos estão dispostos a se mostrar vulneráveis
  3. Vocês confiam que seus desabafos não serão jogados na cara um do outro
  4. Vocês podem ser sinceros um com o outro
  5. Vocês resolvem conflitos de forma produtiva
  6. Ambos estão comprometidos com o crescimento e o desenvolvimento um do outro

Penso que se nós tratarmos efetivamente esses seis aspectos com nossas equipes, criando as condições para que isso aconteça e possa ser exercitado, colheremos resultados excepcionais.

Convido você a compartilhar com sua equipe esses pontos e a pensar juntos em dinâmicas que podem ser realizadas nas conversas individuais e coletivas.

E lembre-se: relações mais profundas precisam das condições adequadas para se desenvolverem.

Sobre a autora

Mirieli Colombo é sócia-educadora e Consultora de Desenvolvimento Externo na Nortus. Tem mais de 22 anos de experiência atuando como consultora corporativa, desenvolvendo competências voltadas à comunicação técnica – dicção e oratória, comunicação comportamental – relacional – e a formação de líderes. Bacharel em Fonoaudiologia – Ipa. Pós-graduada em voz profissional – Ipa. Pós-graduada em dinâmicas dos grupos – SBDG. Master em Programação Neurolinguística. Personal & Professional Coaching (SBC). Estudou Comunicação Metassistêmica pelo CENEX. Formação em Coaching pela SBC. Formação em Coaching Ontológico pela Appana. Formação em Biologia Cultural com Dr. Humberto Maturana e Ximena D’Ávila pela Matriztica do Chile. Estudou Dinâmica em Espiral Integral com Dr. Darrell Gooden e Dr. Don Edward Beck. Estudou Princípios de Neurociências com a Prof. Dra. Lia Mara Rossi. Estudou Pensamento Integral de Ken Wilber com o Ph.D. Prof. Ari Raynsford.

Sobre a Nortus

A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional, referência em soluções para gestão contemporânea, fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP). Já formamos mais de 800 gestores em todo o Brasil, atendendo dezenas de empresas e impactando o desenvolvimento de mais de 100 mil pessoas com nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica. Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental e organizacional e da neurociência. Somos um Multiverso formado pelos Universos Científico, Estrutural, Negócios e Social. Juntos, eles atuam para cocriar condições para a ampliação da consciência humana.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus