Gestão humanizada cria condições para a produtividade saudável

Equipe Nortus
05/12/2023

Você já se perguntou quais são os elementos que fazem parte de uma cultura humanizada? Existem muitos e, talvez, o principal seja a capacidade que a organização e suas lideranças têm de tornar as informações relacionadas a todos os níveis do negócio acessíveis a todas as pessoas.

Em relação à projeção do mercado brasileiro, o último Relatório Melhores para o Brasil revela que as organizações com níveis de maturidade mais elevados, contam com lideranças que promovem ambientes de maior transparência, confiança e bem-estar.

Compreendemos que essas três características apontadas pela pesquisa são produtos de uma gestão humanizada, e associamos este tipo de gestão à forma como compreendemos e abordamos o conceito de estrutura organizacional e produtividade saudável em nossas formações e consultorias.

Para a Nortus, a estrutura organizacional deve, para alcançar resultados sustentáveis, considerar as pessoas como elemento indispensável. Isso significa que a estrutura dos indivíduos, formada por suas capacidades técnicas e comportamentais, compõe a estrutura organizacional.

O papel da liderança na gestão humanizada

Pessoas bem desenvolvidas, tanto técnica quanto comportamentalmente, são capazes de contribuir com uma cultura de aprendizagem e elevação do nível de consciência organizacional quando o sistema está organizado a partir desta concepção integrativa: pessoas—estrutura organizacional.

Olhando para o elemento humano, transparência e confiança se estabelecem na organização quando existem líderes com bom preparo comportamental. A gestão humanizada requer líderes com a capacidade de conjugar informações de múltiplas perspectivas, tornando-as disponíveis de maneira clara e acessível para que possam fluir continuamente entre as pessoas que fazem parte de seu time e para os diversos níveis da organização.

Lideranças emocionalmente e tecnicamente preparadas são capazes de cuidar para que as três dimensões essenciais da produtividade se efetivem na organização e, assim, resultem nas três características identificadas pela pesquisa: maior transparência, confiança e bem-estar.

As dimensões para que a produtividade possa acontecer a partir de uma gestão humanizada são:

  1. Existência de estrutura;
  2. Clareza sobre essa estrutura existente;
  3. Efetividade nas entregas.

Na Formação em Gestão Contemporânea, ensinamos que é necessário existir uma estrutura visível que dê suporte à execução e que favoreça comportamentos produtivos. Se você é gestor, gestora, empresário ou empresária, é importante se perguntar: essa estrutura realmente existe a ponto de poder ser descrita? Está documentada em algum manual, fluxograma, ou em procedimentos e políticas que possam vir a ser verificados?

Para que colaboradores e colaboradoras conheçam com clareza a estrutura organizacional, as lideranças desempenham importante papel de tornar aquilo que existe em algo conhecido por todos e todas. São responsáveis por criar e fomentar rotinas para que as informações pertinentes sobre processos, fluxos e políticas circulem e, assim, contribuam para ampliação da visão sistêmica de todo o time.

Somente com essa clareza é possível produzir com consciência e efetividade, realizando entregas compatíveis com os resultados necessários, na exata medida. Ou seja: entregas realizadas com o preparo adequado, no prazo adequado, com qualidade e sem desgastes.

Quem produz em uma organização orientada ao desenvolvimento, na qual as informações são comunicadas de maneira clara e objetiva, cujas lideranças têm o devido preparo para ouvir as necessidades e se posicionar sistematicamente, tem a percepção de bem-estar em seu ambiente de trabalho. E isso é o que o Relatório Melhores para o Brasil 2023 – elaborado pela Humanizadas – reflete sobre os comportamentos que as lideranças cultivam.

Para nós, que compreendemos pessoas como elementos da estrutura organizacional, é evidente a importância das empresas que desejam vivenciar a gestão humanizada dedicarem-se a criar as condições para o desenvolvimento de seus profissionais, tanto técnica quanto comportamentalmente, e dedicarem atenção aos elementos estruturais da produtividade saudável.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus