Nortus apresenta novo modelo de gestão organizacional para especialistas

Rafael
15/12/2022

Uma das principais atividades institucionais da Nortus em 2022 foi receber profissionais de diversas organizações para apresentar seu modelo de gestão e desenho organizacional genuíno. No dia 29/11, visitaram a sede, em Campinas (SP), Carol Kaphan (Vagas), Thays Aldrighe (Tecere), Cassiana Buosi (Lifelong Workers) e Elaine Campos (Lifelong Workers | Tecere).

A cofundadora da Nortus, Mirian Machado Coden, apresentou a OFCIAO (Organização em Fluxo Contínuo de Informações Auto-Organizadoras), modelo não hierárquico e que integra o desenvolvimento humano com a estrutura organizacional. Mirian Coden edifica esta experiência em cocriação com profissionais da Nortus desde 2011.

Também participaram da atividade as sócias e educadoras da Nortus, Aline Sirotto e Luciana Sutti, e o sócio e educador da Nortus, Bruno Iacuzio.

A apresentação foi finalizada com momento de reflexões e respostas às dúvidas. Depois, parte do grupo participou da gravação de um podcast, em que foram compartilhadas experiências e percepções sobre modelos de gestão organizacional. O bate-papo foi conduzido por Mirian Coden e Cassiana Buosi e, em sua primeira rodada de perguntas e respostas, as participantes destacaram o que mais lhes chamou a atenção em relação às informações compartilhadas durante a apresentação.

Cassiane Buosi, fundadora da Lifelong Workers e consultora em Futuros Regenerativos da Nortus, destacou que, ao compreender as pessoas em sua integralidade e legitimidade e colocar o desenvolvimento humano no centro, o modelo da Nortus contribui com a formação de um ecossistema regenerativo, unindo pessoas e organizações com afinidade de propósito. “Uma coisa que fica muito forte para mim sobre o modelo da Nortus é o quanto quem é Nortus, quem participa da Nortus, os próprios clientes e parceiros, todo mundo quer ser cada vez mais Nortus. E isso está muito relacionado com tudo o que vimos sobre esse sistema dinâmico, que coloca a vida acima de tudo, na sua pureza maior. Acima de tudo, é um dos grandes modelos para atrair pessoas cada vez mais interessadas e potentes em nossos negócios, e é uma nova forma da gente olhar para o mercado de trabalho e para nossas relações pessoais, profissionais e como organizações que somos”, explica Cassiana Buosi.

De tudo o que viu e ouviu sobre o modelo de gestão e desenho organizacional da Nortus, Carol Kaphan, que é responsável pelo desenho organizacional e pela parte de comunicação institucional da empresa Vagas, destacou uma das premissas da Nortus: compreender que “a vida é um fluxo contínuo de informações auto-organizadoras”. Para Carol Kaphan, essa premissa se conecta com o modelo de gestão da empresa Vagas, que fomenta um ambiente de colaboração, respeito e troca de conhecimento entre as pessoas.

“Essa premissa fala, para mim, de uma coisa que acho que ainda é pouco dita e verbalizada, que é: a vida é inteligente. Toda forma de vida é inteligente, toda célula, cada molécula, tudo que compõe o nosso mundo em matéria e energia é inteligente. Esse tipo de iniciativa que vocês fazem aqui, ao meu ver, assim como procuramos fazer na Vagas, é para abrir espaço para a vida manifestar a sua inteligência inerente. E isso é extremamente revolucionário, porque a gente ainda está aprendendo como humanidade a sair da mentalidade de controle na qual forças externas precisam agir sobre a matéria inerte, que é considerada sem pensamento, sem inteligência”, destaca Carol Kaphan.

A Vagas é uma das organizações pioneiras em modelo de gestão horizontal desde sua fundação em 1999.

Para Thays Aldrighe, idealizadora da Rede Tecere, o modelo de gestão da Nortus a relembrou do momento de formação da Tecere, uma rede de profissionais de comunicação que reúne saberes para trabalhar em projetos de gestão de marcas.

“É maravilhoso ver que existem outras formas [organizacionais] que complementam esse jeito [da Tecere], que aprimoram, que estão até mais evoluídas, que estão nomeadas. É muito bom saber disso para que, cada vez mais, os modelos sejam aprimorados. O que fica para mim é que é possível você se autorresponsabilizar pelo seu desenvolvimento e entender que o ambiente pode ser diferente daquele que a gente sempre aprendeu que deveria ser. É muito emocionante a gente ver que tem gente que quer participar da mudança desse ambiente, que quer ser protagonista, e quando você protagoniza o seu desenvolvimento, o seu autoconhecimento, o ambiente se modifica, percebemos que existem outras formas de viver. Sim, é possível, existe, e a gente já começou o movimento. E que venha mais gente conosco”, convida Thays Aldrighe.

Já Elaine Campos, que contribui profissionalmente na Tecere e na Lifelong Workers, relacionou o aspecto da legitimidade e acolhimento do modelo de gestão da Nortus com o que vivencia ao atuar nessas duas organizações. “Eu atuo aqui em duas redes diferentes e, em cada uma, trago um saber diferente e um nível de conhecimento diferente, e sou acolhida em ambas. Essa questão de ser legítima e perceber que existem modelos de trabalho, hoje, que te acolhem e ajudam a se desenvolver, como aqui na Nortus, trazendo o autodesenvolvimento como ponto central, é gratificante saber que isso está cada vez mais se expandindo. Não tem só uma ou duas pessoas olhando para isso. Tem um grande movimento, e foi super inspirador ver isso muito sistematizado pela Nortus”, comenta Elaine Campos.

Por fim, a cofundadora da Nortus, Mirian Coden, explica o quanto este tipo de atividade é importante para a Nortus: “É sempre muito enriquecedor receber pessoas saudavelmente inquietas, curiosas e cheias de experiência sobre estruturas organizacionais. Foi uma alegria receber essas visitas encantadoras. Apresentar a OFCIAO, essa nossa forma de interagir na Nortus e com o mundo, é uma alegria para nós, pois ela pode contribuir para soluções em outros modelos organizacionais e também, nestes momentos, nós podemos ter insights sobre como podemos nos melhorar.”

Em 2023, a Nortus lançará em seu podcast uma série de conteúdos reflexivos, com participação de convidados da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Aguarde!


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus