Nortus intensifica ações para redução de impacto ambiental

Rafael
04/05/2023

Mudança nos materiais didáticos e informações compartilhadas com participantes da FGC foram adotadas com base em estudo de impacto ambiental realizado em 2022

As próximas turmas da Formação em Gestão Contemporânea (FGC) receberão material didático ainda mais bonito e visualmente renovado por um motivo muito importante: gerar menos impacto ambiental.

Em Campinas, a Turma 44 da FGC já experimenta a transição desta mudança, resultado de um estudo encomendado pela Nortus à consultoria SEIVA – Informações para a Sustentabilidade, que comparou os impactos ambientais do material didático da Nortus nos formatos impresso em papel e digital em tablet.

A primeira ação foi compartilhar o resultado do estudo com as gestoras e gestores da Turma 44 para que, diante das informações sobre os impactos e considerando o seu perfil de aprendizagem, pudessem escolher o tipo de material desejado em sua jornada na FGC. Nesta primeira experiência, 14 pessoas optaram pelo tablet e 13 pela apostila impressa.

A partir do estudo comparativo, a Nortus também implementou melhorias no material didático impresso para reduzir o impacto ambiental deste formato. O novo material didático impresso eliminou a pasta em corino (que possui plásticos, espuma e metal em sua composição). Agora, as apostilas dos nove módulos estão compiladas em três volumes, costurados e colados com cola biodegradável, e os cadernos de anotações eliminam o aço da espiral e passam a utilizar costura em linha — tudo sem pecar na qualidade Nortus.

Segundo levantamento realizado pela ONG brasileira, WWF — com base em dados do Banco do Mundial, que analisou a relação com o plástico em mais de 200 países — o Brasil produz, em média, aproximadamente um quilo de lixo plástico por habitante a cada semana. O site da organização revela que “o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.”

Cuidado desde sempre

A Nortus vem cuidando de criar condições para que nossas atividades gerem cada vez menos impacto ambiental. Dentro das iniciativas já adotadas está a utilização de squeezes para reduzir o uso de copos descartáveis, tanto em cursos como em nosso escritório. E para contribuir com a redução do plástico no planeta, deixamos as garrafas de plástico e passamos a adotar as de inox.

Além disso, alguns detalhes que fazem a diferença: utilizamos xícaras e canecas de vidro e louça, adotamos a assinatura eletrônica (D4S), que nos confere o Selo de Sustentabilidade Digital, e reaproveitamos folhas impressas na impressora do escritório.

Case compartilhado

O estudo realizado sobre o case da Nortus pelo pesquisador Thiago Rodrigues, responsável pela consultoria SEIVA, será apresentado no Congresso Latino-Americano de ACV – CILCA 2023 por meio do poster “Qual ambiente de aprendizagem causa menos impactos ambientais? Avaliação comparativa de um tablet e uma apostila impressa”. O pesquisador apresentará os dados do estudo em um banner físico e dará informações ao público que se interessar pelo tema. “Acho muito positivo o simples fato da Nortus estar sensível à questão da sustentabilidade. E, nesse caso, com um papel duplo: ao mesmo tempo em que busca melhorar o desempenho ambiental dos seus serviços, também conscientiza seus clientes sobre suas escolhas e potenciais impactos”, comenta Thiago Rodrigues sobre a experiência da Nortus.

Para a cofundadora da Nortus, Mirian Machado Coden, um olhar atento para as necessidades globais, além das nossas próprias, é sempre um convite a uma complexificação sem ponto de chegada pré-determinado.

“Vamos nos complexificando, pessoas e empresas, enquanto edificamos soluções que considerem os novos problemas produzidos por nós coletivamente. Sobre o tema de impactos ambientais, resolvemos incluir ações de forma gradativa, ao mesmo tempo em que aprendemos mais a respeito das necessidades globais. O que nos deixa muito contentes é ver que, de pequena ação em pequena ação, a Nortus e sua equipe está criando um belo conjunto que impacta na saúde dos nossos ambientes e no nosso ambiente planetário. O que importa é agirmos. Quanto mais organizações fizerem ações, pequenas ou grandes, maior será o impacto da nossa responsabilidade sistêmica no ambiente do qual somos fractais integrantes. Impactar com saúde gera ainda mais condições para uma humanidade saudável”, completa Mirian.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus