Você sabe ser protagonista nas suas escolhas?

Rafael
21/03/2023

Certa vez, em um bate papo com um executivo, ele me disse: “Gilberto, ‘tá muito difícil. A empresa onde trabalho está vivendo um momento muito ruim, o mercado está cada vez mais desafiador, as pessoas estão inseguras e o clima não está bom… Vou te falar uma coisa, não tá fácil todo dia acordar e saber que eu tenho que ir para esse ambiente.”


Compartilho com vocês o que disse a ele na ocasião: eis aí uma excelente oportunidade de você assumir um papel de liderança e, em conjunto com outras pessoas, transformar esse cenário. É em situações como essa que existe uma grande oportunidade para desenvolver novas competências e sair desse contexto uma pessoa ainda mais forte.


É possível reunir o time, engajá-lo em uma análise mais ampla, e fazê-los refletir sobre qual será o próximo capítulo que queremos construir em nossa organização e em nosso mercado de atuação. Somente reunindo diferentes inteligências poderemos identificar a melhor alternativa para lidar com o cenário desafiador.


Esse é o caminho que sempre desenvolvemos nas organizações que prestamos consultoria: o caminho de alguém que possui uma mentalidade protagonista.

Quando você dá a oportunidade para as pessoas compreenderem que podem assumir a responsabilidade pela co-criação dos cenários que irão viver, algo incrível acontece.

Uma nova onda de energia é liberada e a organização pode dar um salto. Algo que antes parecia impossível torna-se uma visão inspiradora.


O executivo que estava se queixando, após me ouvir, respondeu: “Ah, mas é muito difícil. Dá muito trabalho e eu estaria sozinho nessa. Não sei se as outras pessoas estão dispostas. O clima está péssimo.”

Diante desta colocação, eu falei: “Então, por que você não pede demissão?” Ele rejeitou essa alternativa, dizendo que o mercado não estava propício para recolocação e que, entre outros argumentos, apesar de todos os problemas, o salário dele estava em dia.

Note que esta opção – de pedir demissão – também exige que a pessoa que atravessa um momento profissional difícil seja protagonista. Como a demissão não era a escolha dele, era necessário que ele reconhecesse que, naquele momento, dadas as condições, a melhor alternativa era permanecer na empresa, mas com um posicionamento diferente: “Vou continuar aqui, consciente de que ainda é a melhor alternativa que tenho neste momento. E, no lugar de reclamar da situação, vou verificar qual é a contribuição que posso dar para minha equipe e para a organização.”

Veja! Em todos os contextos, podemos liderar a nós mesmos, nos posicionando para modificar o cenário problemático que está sendo vivido na empresa. Quando assumimos um posicionamento protagonista, assumimos também um papel de liderança. E, diante de qualquer problema com impactos significativos para a organização, podemos nos perguntar: com quem eu posso conversar? Quais são as pessoas que eu devo reunir para conseguir alcançar uma visão mais sistêmica sobre os problemas que estamos enfrentando? Qual é a direção que necessitamos seguir diante deste contexto que estamos vivendo? O que precisamos fazer para resolver esse contexto e voltarmos a prosperar de forma segura e sustentável?

Sempre convido a todos a assumirem a posição protagonista diante das situações desafiadoras.

A questão é que nem sempre a pessoa tem o preparo e as condições psicoemocionais para fazer a mudança necessária, e, por vezes, já está muito desgastada com uma certa situação.

Por isso, costumo brincar que, para toda situação desafiadora, existem quatro escolhas possíveis: a primeira é assumir uma posição de liderança e transformar o contexto; a segunda é se desconectar do contexto; a terceira é dar-se conta que, ainda assim, é melhor continuar do que sair, mas, neste caso, modificando o significado de estar ali; e a quarta é assumir o papel de vítima das circunstâncias, como se nada pudesse ser feito a não ser se colocar em um papel de inação – pobre de mim!

O único problema da quarta alternativa é que a pessoa, cedo ou tarde, começará a acreditar na sua limitação, na sua incapacidade de transformar o seu cenário de vida, aumentando as chances de desenvolver problemas de saúde física e mental ao longo de sua vida.

Sonho com o dia em que todos os seres humanos tenham a condição de compreenderem que estão construindo suas vidas a partir de suas escolhas diárias, e que são livres para escolherem a direção que conduzirá a uma vida incrível para si e para toda a teia de vida do planeta em que vivemos.

Lembre-se, diante de qualquer situação, de qualquer contexto que se apresente, teremos sempre quatro alternativas:

  1. Exercer liderança e buscar transformar aquela situação;
  2. Sair e construir um novo cenário de vida em outro lugar;
  3. Escolher ficar, consciente do motivo maior para essa opção;
  4. Vitimizar-se, sofrer e atrofiar.

Observe a sua linguagem e a linguagem das pessoas de sua equipe e comece a identificar se essa linguagem exprime uma mentalidade mais protagonista ou de vitimização.

Assuma a responsabilidade por todas as escolhas que faz, quer seja em relação a sua saúde, sua carreira, sua situação financeira, seu relacionamento íntimo ou familiar, e até mesmo pelo seu autodesenvolvimento. Ao assumir uma postura protagonista em sua vida, em todos os sentidos, você será capaz de inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Lembre-se: o mundo precisa de pessoas que, diante de uma situação caótica, inspirem a transformação, colaborando com as outras pessoas e construindo um novo e mais próspero cenário de vida para todos.

Todas as melhorias incríveis que tivemos no mundo ocorreram porque alguém, diante de alguma situação, assumiu uma perspectiva protagonista.

Espero que você possa assumir a liderança na sua própria vida, nos seus relacionamentos, na sua empresa, no seu mercado, na sua sociedade e no planeta.

Sobre o autor

Gilberto de Souza é educador, consultor de desenvolvimento externo e cofundador da Nortus.

Cocriador do Modelo Metassistêmico® de Desenvolvimento Humano e cocriador da TCM Tecnologia Comportamental Metassistêmica. Atua como consultor sênior de executivos C-Level

Coautor do livro“Organizações Auto-organizadoras” e autor do posfácio do livro “Paradoxos da Liderança”, de Steven Poelmans. Nos últimos 20 anos, interagiu por meio de cursos e palestras com mais 200.000 pessoas, atendeu individualmente mais de 1.000 executivos em processos de coaching e, como autodidata, leu mais de 500 livros em seus temas de interesse: comportamento humano, liderança e comportamento organizacional.

Administrador de empresas formado pela FIC/MS

Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial e Marketing pela FIC/MS, em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela PUC/RS. Formado em Conversações Colaborativas com Dr. Humberto Maturana e Ximena D’Ávila pela Matriztica – Chile. Executive Coach, com formação internacional pelo ICI – Integrated Coaching Institute – USA. Formado em Coaching no Nível Identidade pela NLP University – USA. Formado em Emotologia, Emotopedia e Superinteligência pela Cidade do Cérebro. Practitioner, Master e Trainer em Programação Neurolinguística pela Actius. Formação em Neuroscience of Leadership and Coaching – nível básico e avançado pelo ITL – Institute for Transformational Leadership de Barcelona.

Estudou Neuroliderança com o prof. Steven Poelmans com certificação pela EADA Business School de Barcelona – Espanha. Estudou Liderança em tempos de VUCA com o Prof. Carles Brugarolas com certificação pela EADA Business School de Barcelona – Espanha.

Estudou Dinâmica em Espiral Integral com o Ph.D. Darrel Gooden e com o Ph.D. Don Beck

Estudou Biologia-Cultural com o Ph.D. Humberto Maturana e Ximena D’Ávila pela Matriztica – Chile.

Estudou a Teoria Holoinformacional da Consciência com o Grand Ph.D. Francisco Di Biase

Estudou Emotologia, Emotopedia e Superinteligência com o Ph.D. Luiz Machado pela Cidade do Cérebro. Estudou Princípios de Neurociências com a Dra. Lia Rossi. Estudou Pensamento Integral com o Ph.D. Prof. Ari Raynsford.

Sobre a Nortus

A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional, referência em soluções para gestão contemporânea, fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP). Já formamos mais de 800 gestores em todo o Brasil, atendendo dezenas de empresas e impactando o desenvolvimento de mais de 100 mil pessoas com nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica. Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental e organizacional e da neurociência. Somos um Multiverso formado pelos Universos Científico, Estrutural, Negócios e Social. Juntos, eles atuam para cocriar condições para a ampliação da consciência humana.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus