Quais são os 3 maiores desafios do RH nas capacitações em EAD e como superá-los?

Equipe Nortus
06/12/2023

A procura por ensino a distância para adultos teve um crescimento intenso nos últimos 10 anos. Segundo o último censo da Educação Superior (2021), entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância EAD, aumentou 474%.

O indicador acima seria positivo para DHOs e RHs que buscam capacitar seus times em larga escala, não fossem três desafios a serem superados:

  1. Como acompanhar o desenvolvimento das pessoas;
  2. O engajamento das equipes na realização da capacitação;
  3. Como implementar uma cultura de responsabilização sobre o aprendizado contínuo.

Neste artigo, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência com programas de educação corporativa a distância preparados para organizações que conseguiram, com sucesso, superar esses desafios, capacitando um grande número de profissionais com efetividade e excelente retorno sobre o investimento feito.

Qual é a importância de superar os desafios da capacitação EAD na organização?

Mudanças comportamentais só se efetivam quando a organização compreende — e os profissionais de RH e DHO são fundamentais neste processo — que é necessário criar as condições para o desenvolvimento humano acontecer.

Quando a organização conta com grande número de pessoas genuinamente conectadas aos mesmos conceitos, refletindo conjuntamente sobre as informações, exercitando, simulando e aplicando em seu dia a dia, ela está vivenciando o engajamento de seus colaboradores e estimulando uma cultura de aprendizagem.

Para isso acontecer, é essencial saber onde o time está e para onde se quer chegar em relação às mudanças comportamentais que a organização necessita. Acompanhar e gerar cadência ao ritmo de aprendizagem, com estímulos constantes e ferramentas de verificação da aprendizagem, é essencial, visto que também gera dados relevantes sobre a efetividade do programa contratado para os profissionais de RH e DHO.

Outro aspecto que faz toda a diferença é a organização incluir ou fortalecer a cultura de aprendizagem contínua. A capacitação não deve ser uma obrigação que se impõe ao time. Antes de tudo, é necessária a compreensão coletiva de que a aprendizagem é vital para as pessoas e para a própria organização em seu processo de evolução e constante atualização para lidar com a complexidade dos contextos que se apresentam.

Na perspectiva e abordagem da Nortus para o desenvolvimento saudável das organizações, não há outro caminho para preparar uma empresa para prosperidade a não ser dedicando atenção e criando condições para a capacitação das pessoas que a mantêm em operação. As pessoas são membros da estrutura organizacional e não recursos a serem consumidos. E esta perspectiva faz toda diferença no processo de ensino-aprendizagem de pessoas adultas.

E se não encontramos estratégias efetivas de capacitação EAD para a organização?

Se as capacitações contratadas não contribuírem para resolver estes três desafios, a empresa chegará à conclusão de que a conta do valor investido e dos resultados obtidos não fecha.

E ficarão as dúvidas:

  • O curso não funciona, ou as pessoas não se dedicaram?
  • Os resultados não aconteceram como esperado, ou não foram mensurados?
  • Por que as capacitações contratadas parecem funcionar por um tempo curto e, depois, os problemas voltam a acontecer?

Qual é a solução?

É importante colocar atenção nos três desafios:

  • 1) Como acompanhar o desenvolvimento: A organização e as pessoas que nela atuam precisam saber quais são as lacunas a serem endereçadas com a capacitação. De onde partimos e para onde nos orientamos neste processo de aprendizagem? Só é possível identificar os potenciais de melhoria se aplicarmos um sistema de diagnósticos com validade científica, que torne evidente para todas as pessoas aquilo que precisa ser melhorado. Depois de realizar a capacitação, aplicando o mesmo instrumento de diagnóstico, é possível aferir se a capacitação foi efetiva ou não. Falamos com mais profundidade sobre esse assunto no artigo Como o RH pode calcular o retorno sobre investimento (ROI) feito em desenvolvimento humano? (Incluir link)
  • 2) Como engajar as equipes nas capacitações: O ser humano adulto precisa entender por que é importante aprender sobre algo. Reunir a sua equipe antes de disponibilizar a eles a EAD gravada; preparar as informações que mostrem a importância da absorção daqueles conhecimentos; planejar um ritmo e abrir espaço para o diálogo e co-construção da experiência é essencial no processo de ensino-aprendizagem de pessoas adultas.

É importante adotar uma plataforma digital que oriente e conduza o ritmo do processo de ensino-aprendizagem, combinando ações conjuntas de diálogo e reflexão sobre os temas abordados na capacitação, também pode ajudar o time de RH e DHO neste engajamento e acompanhamento.

  • 3) Como implementar uma cultura de aprendizagem contínua: Programas que estimulam o autoconhecimento, autodesenvolvimento e autoliderança como um processo contínuo apoiam a organização a ter efetividade nas capacitações. Quando se tem o desenvolvimento humano de pessoas adultas como foco, não existem soluções definitivas e instantâneas.

Lidamos, simultaneamente, com pessoas e com a cultura organizacional, algo que precisa constantemente ser cultivado para que os resultados sejam observados e medidos. Ao conhecer capacitações que consideram como o ser humano adulto aprende, o que o faz se engajar e como engajá-lo, pontos críticos conseguem ser amenizados e os bons resultados se tornam visíveis.

E como a Nortus contribui com o RH para solucionar desafios de EAD?

A boa notícia é que a Nortus criou uma solução capaz de atuar em lacunas de desenvolvimento para organizações que precisam capacitar seus times em larga escala, com qualidade de ensino-aprendizagem e ROI garantido.

O DNA – Digital Nortus Academy é o universo de capacitação digital para o T&D da sua organização que cria as condições para superar os três desafios da aprendizagem por meio dos cursos em EAD.

Abaixo, explicamos por que o DNA garante a efetividade das capacitações em EAD:

  • Conversamos com a área de DHO, RHs e diretoria para conhecer os valores organizacionais, propósito, direção estratégica da empresa e necessidades de capacitação da sua organização.
  • A partir desse briefing inicial, identificamos o conjunto de soluções mais adequado para a necessidade apresentada e o validamos junto à organização.
  • Definimos o Sistema de Diagnósticos que irá acompanhar o processo de desenvolvimento das pessoas. O objetivo é mensurar exatamente onde as pessoas estão em relação às capacidades e competências que precisam ser desenvolvidas, bem como avaliar se a capacitação está gerando os resultados esperados.
  • Realizamos uma orientação didático-andragógica para o RH, DHO ou gestores responsáveis, criando as condições para prepararem o ambiente de forma que as pessoas possam se engajar no processo de capacitação digital.

Dispomos de nossa própria plataforma de capacitação on-line, na qual participantes terão acesso aos materiais do curso (vídeos, e-books, apostilas e/ou ferramentas) e toda a trilha da aprendizagem.

Caso a organização tenha interesse, podemos incluir, no conjunto de soluções, mentorias individuais ou coletivas para potencializar o desenvolvimento de competências.

O eixo de ensino-aprendizagem da Nortus desenvolve capacidades e competências — mesmo em soluções virtuais. Sabe por quê?

Nossa experiência em capacitações com foco em desenvolvimento humano e organizacional já impactou mais de 200 mil pessoas. Ao longo dos anos, consolidamos uma metodologia autoral que considera a forma como os seres humanos se desenvolvem biopsicossocialmente, e esta metodologia está presente também em nossas capacitações no ambiente digital.

Uma pessoa terá condições de fazer algo diferente e manter um novo comportamento saudável se conseguir desenvolver novas competências. Para isso, ela precisa passar pelo circuito abaixo:

Uma pessoa só consegue mudar a sua forma de fazer as coisas ao desenvolver, primeiro, novas capacidades mentais. E para isso acontecer, precisa estar inserida em um contexto ou processo que lhe gere curiosidade, não medo ou insegurança.

Criamos uma metodologia que considera tudo isso, e é a chave da efetividade das capacitações realizadas pela Nortus. Ela tem como embasamento nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica (TCM), um conjunto de técnicas que permite organizar, em forma de aprendizagem biopsicossocial, o conteúdo de qualquer tipo de capacitação. Essa tecnologia tem como base o Modelo Metassistêmico, que segue a essência de como se comporta o sistema de desenvolvimento humano.

Tanto o modelo quanto a tecnologia foram criados pela Nortus a partir de estudos nas áreas de ciências humanas, química, física, biologia, psicologia, antropologia e neurociência, além da experiência de trabalho realizada em organizações e por meio de atendimentos diretos.

A nossa metodologia conta com um eixo didático-andragógico que conduz as pessoas ao desenvolvimento de capacidades e competências.

Com o DNADigital Nortus Academy, a área de RH e DHO sabe exatamente em qual fase de desenvolvimento cada solução está inserida e o caminho a ser percorrido até o desenvolvimento de competências em cada conjunto de soluções.

Assim, os profissionais de RH e DHO têm à sua disposição dados e fatos com validade científica, orientando todo o processo de desenvolvimento e, também, todo o suporte e orientação para o engajamento dos times que se capacitam conosco.

Conheça os diferentes níveis de desenvolvimento que as capacitações da Nortus entregam

Enfim, a especialidade Nortus

No decorrer dos anos, desenvolvemos a especialidade de customizar soluções para conduzir equipes ao desenvolvimento de competências e atuar com efetividade nos processos de transformação organizacional desejados.

É por isso que, hoje, nossos conteúdos em EAD estão disponíveis nas plataformas de desenvolvimento de organizações que você conhece, como Febrafar, Farmarcas, Grendene, Sicredi, entre outras.

Em nossa parceria com a Grendene, a Nortus atua estruturando trilhas de aprendizagem em sua Universidade Corporativa. Participamos do processo de reestruturação da Escola de Liderança e Gestão em 2018, que também conduzimos hoje. O principal objetivo tem sido fornecer conhecimentos e ferramentas que apoiem o exercício da autogestão e liderança de equipe.

“A uniformidade do programa e da linguagem é muito importante para formar uma base para todas as lideranças, gerando capacidade de autorreflexão sobre os níveis de desenvolvimento, leitura de contextos e percepção das necessidades das equipes.”

Cristiane Marisa Einsfeld

Coordenadora de Educação Corporativa da Grendene S/A

Recentemente, a área de RH da Drogarias Campeã contratou uma das soluções DNA, a EAD Mentalidade Protagonista, junto com a mentoria didático-andragógica para aplicação do curso e engajamento dos colaboradores.

“Fizemos a primeira reunião e percebemos que o sucesso da EAD dependia apenas da empresa em criar as condições necessárias para os colaboradores abraçarem a ideia do estudo a distância e assim fizemos e foi um sucesso absoluto. Conseguimos oferecer um conteúdo personalizado, fazendo um acompanhamento diário com os participantes trazendo uma experiência inesquecível a todos. Mais do que uma EAD, foi uma nova qualificação, com a grata satisfação de um conteúdo brilhante feito pelo Gilberto e sua equipe. Reitero, sobre a qualidade do conteúdo, profissionais e respeito às ações desenvolvidas. O curso Mentalidade Protagonista é visualmente atrativo, não é apenas uma tela com slide e a voz do educador. O curso tem começo, meio e fim, com conteúdo de qualidade e atendimento totalmente humanizado pela Nortus.”

Jonas Pimentel

Diretor Jurídico e Administrativo na Drogarias Campeã

Mas por onde começar?

Abaixo, segue algumas EADs que podem vir a compor o circuito de desenvolvimento mais adequado para atender às necessidades de sua organização:

Gestão de Equipes Contemporâneas

Autodesenvolvimento na Função

Fundamentos de Autoliderança

Comunicação Assertiva

Neuroliderança

Convivendo com a Diferença – EAD sobre Acessibilidade | Pessoas com Deficiência

Série Mentalidades Contemporâneas:

Mentalidade Protagonista

Mentalidade Complexa

Mentalidade Educadora

Mentalidade Produtiva

Mentalidade Estruturativa


Como engajar a sua equipe a aprender com EADs gravadas?

Este tem sido um desafio para muitas organizações. Ao mesmo tempo em que o ensino a distância, na modalidade gravada, é ferramenta valiosa de capacitação para determinados contextos, pode-se encontrar resistência por parte de profissionais para embarcarem em uma jornada de aprendizagem nesta modalidade.

O que fazer, então?

Faça o curso gratuito da Nortus Aprendizagem com EAD Contemporânea e entenda os aspectos essenciais para levar efetividade para suas iniciativas de capacitação online e assim melhorar os resultados da sua organização.

Material Bônus
Você também receberá um checklist com as 5 práticas para engajar equipes na aprendizagem com EADS gravadas!


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus