Por que é importante conhecer o perfil do cliente?

Saiba quais importantes oportunidades estão relacionadas a estas informações.

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, hiperveloz e com um maior número de elementos para conjugar e compreender, o que caracteriza o que chamamos de maior complexidade. Neste contexto cheio de informações, podemos conhecer mais a respeito do perfil do nosso cliente, e, com isso, melhorar a nossa forma de interagir e de agregar cada vez mais valor em nossas interações.

Considerando o contexto que estamos presenciando, gostaríamos de compartilhar algumas oportunidades que consideramos importantes, bem como possíveis formas para você aproveitar cada situação:

Saber além das informações básicas

Conforme a velocidade e a quantidade de informações aumentam, estamos deixando de lado, sem perceber, a oportunidade de nos aprofundarmos naquilo que é relativo a cada cliente, pois partimos da premissa que não conseguiremos lidar com esse novo volume demandado. No entanto, eis aí uma grande oportunidade para nos diferenciarmos – a maior parte das pessoas também está fazendo isso.

Identificar possíveis ideias de novas interações

Quando reunimos mais informações a respeito de qualquer situação ou objeto, aumentamos a nossa capacidade de realizar uma quantidade maior de operações mentais. Isso gera um potencial para o surgimento de novas ideias.

Se usarmos estas ideias para gerar novas interações, estamos possibilitando o aumento do nosso nível de relacionamento, conforme já abordamos em outro artigo intitulado: Quais são as fases de relacionamento com o cliente?

Evitar abordagens ineficazes

Sabemos que cada perfil humano costuma responder melhor se abordado de maneira correta, alinhado com as suas preferências.

Maior conhecimento sobre o cliente possibilita que abordagens não alinhadas com o seu perfil e, portanto, não eficazes, possam ser descartadas e substituídas por outras.

Auxiliar o cliente a resolver os seus problemas

Ao sabermos mais sobre o nosso cliente, inevitavelmente estaremos entrando em contato com algumas referências a possíveis problemas, reais ou imaginários, que estão o preocupando. Neste ponto, temos a oportunidade de verificar quais são as possíveis formas para auxiliar na solução ou na busca de possíveis alternativas para a resolução desses problemas.

Temos várias situações que podem ser usadas como fonte de informação sobre o cliente, portanto, só precisamos estar atentos e aproveitar para reunir o máximo possível de elementos sobre o perfil de cada um. Fica aqui o convite para nos mantermos conscientes da importância e da grande capacidade que isso tem de nos ajudar a construir melhores e mais produtivos relacionamentos.

Leia também: O que faz um pensamento ser estratégico

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus

Agradecemos o seu cadastro e interesse em receber nossos conteúdos com abordagem genuína