Abandone o jeito antigo de contratar colaboradores e utilize essa forma muito mais saudável e madura para formar o seu time.

Palavras diferentes expressam também posicionamentos e culturas distintas. Recrutar pressupõe que a pessoa estará neste lugar por obrigação, como ocorre com os soldados recrutados para uma missão de guerra. Já o processo de atração liga as pessoas voluntariamente. Conduzir bem esse processo faz com que as pessoas sejam voluntariamente atraídas a querer contribuir com a equipe. Essa é uma maneira muito mais saudável e madura para formar um time de colaboradores.
Mas, para a atração ocorrer efetivamente, é muito importante que este processo seja construído a partir dos valores da direção estratégica definida pela empresa. É essencial que isso esteja muito bem declarado. Uma dica para contribuir com o processo de atração é realizar palestras em escolas técnicas e universidades, levando os propósitos da empresa a potenciais futuros colaboradores e facilitando, assim, a atração e conexão de pessoas alinhadas aos propósitos da empresa. As redes sociais também podem auxiliar na difusão de conteúdos e de ações que expressam os valores essenciais para a empresa, gerando identificação e atração.
A atração é um dos processos essenciais para um sistema da estruturação de equipes contemporâneas – tema abordado em um dos módulos da Formação em Gestão Contemporânea.
O que você acha de revisitar os valores e a direção estratégica de sua organização para propor ações mais assertivas na atração de talentos? Criamos uma ferramenta que te ajudará nessa tarefa. Clique aqui para baixá-la.
Aline Sirotto* é sócia-executiva da Nortus e instrutora na FGC – Formação em Gestão Contemporânea. É bacharel em Administração de Empresas com vasta experiência como gestora de equipes e consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Operações Financeiras
