

Por Aline Sirotto
Muitos profissionais que solicitam consultoria ou chegam às formações da Nortus trazem uma queixa comum: a sensação de terminar o dia e se sentir frustrado diante de tanto desgaste, desperdício e retrabalho.
Quando estamos neste estado de exaustão, praticamente soterrados de preocupações e autocobrança, dificilmente concretizamos os objetivos de acordo com a direção a ser seguida de maneira saudável e consciente.
Mas onde estaria o gap? O que, de fato, impede que você enquanto gestor ou tomador de decisões da organização consiga terminar o dia com as tarefas concluídas, livre de pressão e desgaste?
Acredito que muitos colocam o foco da energia no resultado final enquanto deixam de lado três condições essenciais para que as concretizações aconteçam, e é sobre elas que falaremos neste artigo.
1) Conhece-te a ti mesmo
A primeira condição é identificarmos o nosso estado atual de maneira realista e pragmática – quer dizer, a nossa capacidade de efetuar mudanças, seja pessoalmente ou profissionalmente. Sem esta análise, o cenário de frustração dificilmente é revertido.
Identificar nossos vieses e nossas misérias emocionais é o ponto de partida para visualizar um estado futuro com a consciência de que as melhorias fazem parte do processo.
2) Clareza da direção para todos
A segunda condição a ser cuidada é fazer com que todos na equipe tenham muito clara a direção estratégica definida. E este é um desafio constante aos gestores: cascatear a direção estratégica, considerando a linguagem adequada para cada nível da empresa.
Diversas pesquisas realizadas pelo mundo indicam que a maior falha das organizações está no momento em que profissionais e equipes precisam executar o que foi definido como relevante e vital para o crescimento do negócio. E isso ocorre em todos os níveis da organização quando as informações não circulam de maneira clara e com pleno entendimento de todos.
3) Gerir atenção e energia
Uma vez que você tenha clareza de onde está e quer chegar e cuide das condições para que todos tenham clareza dos objetivos e direção a ser seguida, já estará atuando na terceira condição: exercitar a gestão da atenção e da energia como fontes prioritárias para a concretização exata – uma maneira de realizar entregas com leveza, fluidez e bem-estar.
Ao desenvolver a sua estruturação técnica e comportamental, você fará o que precisa ser feito de forma contínua e disciplinada, e terá resultados duradouros e exponenciais sempre.
Compartilho aqui uma ferramenta que o auxiliará a ter mais clareza sobre como você está cuidando destes três aspectos. Clique aqui para baixá-la.
Aline Sirotto* é sócia-executiva da Nortus, atua como educadora da Formação em Gestão Contemporânea em em cursos on-line ao vivo com foco em produtividade humana. Graduada em Administração de Empresas, possui especialização e MBA em Desenvolvimento Humano para Formação de Gestores, Assessoria Executiva e Liderança e Gestão Organizacional.

