
A primeira etapa do encontro foi dedicada às inclusões feitas nos módulos da FGC. Mirieli Colombo explicou que o antigo Comunicação Aplicada foi revisitado com bastante foco nos aspectos comportamentais e se transformou em Interações Colaborativas. Devido a sua forte relação com os módulos Visão Sistêmica e Autoliderança, passou a ser o terceiro módulo da FGC, contribuindo para a fluidez da aplicação das demais ferramentas ao longo dos módulos seguintes da formação.

Mirieli também apresentou as inclusões teóricas, como os conceitos da Biologia-Cultural sobre os domínios conhecer-entender-compreender, as diferenças entre con-versar e falar, os comportamentos verbais e não verbais que impactam na leitura de contexto, e sobre a escuta generativa a partir da Teoria U de Otto Scharmer.
O módulo Estruturação de Equipes também teve atualizações de ferramentas. Aline Sirotto explicou que, dentro do contexto do sistema de estruturação de equipes contemporâneas, mais especificamente
para o processo de seleção, a FGC incluiu a ferramenta Seleção por Competências e guia de perguntas para conduzir uma seleção por competências com efetividade. Além disso, também foi incluído o handout roteiro, Entrevista de Seleção por Competências, importante para organizar as informações durante o processo da entrevista e também para eventuais consultas futuras.

Luciana Sutti apresentou como inclusão ao módulo Desenvolvimento de Pessoas o aprofundamento da abordagem sobre capacidades técnicas e comportamentais para que os gestores possam cocriar junto com integrantes de sua equipe o Planos de Desenvolvimento Individual de cada um.
Luciana destacou a importância de dar atenção às soft skills (competências comportamentais) desde o início da trajetória dos profissionais. Como apoio nesta tarefa, a FGC conta com um e-book que apresenta os três passos para se estabelecer o plano de desenvolvimento de cada pessoa da equipe e uma ferramenta editável para o Plano de Desenvolvimento Individual.


Gilberto de Souza explicou que o módulo Implementação de Mudanças passou por um amadurecimento e segue, há duas turmas, no formato que foi apresentado durante o encontro. Ele explicou que o ajuste foi feito devido a muitos gestores cobrarem-se em relação ao desejo de querer aplicar todo o conhecimento compartilhado. Gilberto ressaltou que o necessário é compreender que aquilo que é aplicado depende do contexto que a organização está vivendo, considerando a sua fase existencial. Assim, são necessárias condições específicas para que as mudanças aconteçam de maneira fluída. O mantra deste módulo — “Eu sou a mudança” — apoia a compreensão dos gestores sobre o fato de que, visto que somos seres vivos, estamos em contínuo ajuste ao meio. “Quando a gente pensa na implementação da mudança, é uma forma de encarar a vida e, continuamente, nos apropriarmos da informação, a um nível profundo, de que nós somos a mudança, pois a vida é impermanência”, incluiu Gilberto.
O módulo conduz os participantes a compreender que o desejo da previsibilidade, de não querer ter problemas, precisa ser transformado em curiosidade, para que os gestores possam continuar sempre aprendendo e se ajustando continuamente.
Todos os materiais de apoio, ferramentas, artigos e e-books apresentados foram disponibilizados aos gestores contemporâneos.
Simulador de Gestão Contemporânea
Na segunda parte do encontro, os gestores participaram de uma dinâmica em grupos para conversar e compartilhar perspectivas sobre o Simulador de Gestão Contemporânea, uma ferramenta de realidade aumentada desenvolvida pela Nortus para as turmas da FGC on-line. Com ela, os gestores vivenciam situações e depois fazem análises e escolhas utilizando os conhecimentos da FGC.

O gestor Daniel Mocelin, formado na Turma 8, relacionou a experiência com as inclusões da FGC no módulo Desenvolvimento de Pessoas: “A gente fez relação com a figura apresentada na primeira parte do encontro. Quando o profissional está começando a carreira, ele investe nas hard skills (habilidades técnicas); depois, quando ele vai crescendo na carreira, precisa investir em soft skills. E esse gerente geral do Simulador vai precisar muito disso. Não tem nenhum handout ou ferramenta que a gente aprendeu na FGC que não dê para usar nesse contexto. Tem muita coisa que a gente viu na formação que dá para aplicar; praticamente tudo”, comentou Daniel.

Para Josué Almeida, formado também na Turma 8, a forma como a atividade foi conduzida, com óculos de realidade virtual, fez com que os gestores chegassem na primeira conclusão: a importância de saber ouvir. “Como gerente geral, não poder falar, só ouvir, foi muito legal, porque a gente conseguiu realmente ser imparcial. Com isso, conseguimos incluir muitas coisas para saber em qual cenário estávamos. Isso fez com que alguns de nós ficássemos com muita vontade de agir. A nossa vontade era sair executando e fazendo, por isso, foi bom o momento de só poder ouvir”, incluiu Josué.

Samira Roque, formada na Turma 18, incluiu que é tarefa dos líderes e gestores à frente de suas equipes realizar um monitoramento atento. “Se a gente não fizer um monitoramento, se não mantiver as informações e feedbacks constantes, se não se basear no que já ficou claro e documentado, as pessoas tendem a baixar o nível de consciência delas”, comentou Samira.

Palestra internacional


Agradecemos aos gestores contemporâneos que estiveram conosco no 4º Encontro de Gestores Contemporâneos realizado no dia 15 de setembro de 2021.
Afonso Celso Chaves – Turma 28 – On-line
Antônio Bonfim Costa Carvalho – Turma 09 – in company Multimais
Bruna Rorato – Turma 28 – On-line
Bruna Zanette Dutra – Turma 28 – On-line
Carlos Antônio Fonseca Victorino -Turma 28 – On-line
Carlos Eduardo Rodrigues Silva – Turma 20 – Campinas
Carlos Maran – Turma 19 – Foz do Iguaçu
Cléber Antunes Magalhães De Jesus – Turma 09 – in company Multimais
Daniel da Luz Mocelin – Turma 08 – Caxias do Sul
Douglas J. Pelissari – Turma 08 – Caxias do Sul
Eduardo Torquato -Turma 20 – Campinas
Giancarlo Dal Mulin – Turma 28 – On-line
João Arthur P. Rêgo – Turma 09 – in company Multimais
Jorge Luís Fonseca Peralva – Turma 09 – in company Multimais
Josué Drago de Almeida – Turma 08 – Caxias do Sul
Júlio Ricardo Benitez – Turma 19 – Foz do Iguaçu
Kelen Reche – Turma 17 – Caxias do Sul
Lucimara Alves de Oliveira – Turma 10 – Campinas
Milena Zucchetti – Turma 08 – Caxias do Sul
Paulo Devenie dos Santos Filho – Turma 09 – in company Multimais
Pollyanna Tamascia Portes – Turma 02 – In company Febrafar
Ricardo Lopes Santana – Turma 20 – Campinas
Rudimar Panzoni Marques – Turma 17 – Caxias do Sul
Samira Eloá de Paula Roque -Turma 18 – Campinas
Tiago Schmitt – Turma 08 – Caxias do Sul