Nortus conhece o Viveiro Ywá, parceiro do Nortus Refloresta

No dia 21 de julho, o time da Nortus e convidados visitaram o viveiro Ywá, parceiro no programa socioambiental Nortus Refloresta, localizado em Corumbataí (SP). Na visita, participantes conheceram as mudas que serão plantadas futuramente no hectare que a Nortus adotou para a regeneração de mata nativa.

O grupo de visitantes foi recebido com um café da manhã e, em seguida, participou de uma roda de conversa que foi aberta pela sócia da Nortus, Christizi Portela. Rafael Moya, fundador do viveiro Ywá, conduziu o bate-papo e a visita, explicando como é o funcionamento do local e o propósito do viveiro. Moya destacou como é importante a parceria com a Nortus, enfatizando o fato de não estar sozinho ao longo desta jornada.

O viveiro conta com espécies nativas do cerrado e da mata atlântica. Durante uma roda de conversa, Moya explicou que mais do que reflorestamento, este programa socioambiental envolve produtores de sementes, pequenos produtores rurais e empresas parceiras na regeneração de áreas degradadas por meio do plantio, orientação e acompanhamento para o manejo sustentável das áreas reflorestadas.

Ao adotar um hectare (10.000 m2), a Nortus se coloca como uma voz que refloresta — e convidará seus stakeholders a fazer parte deste programa.

Ao final da visita, todos participaram do plantio simbólico de uma muda da árvore Paineira Rosa (Chorisia Speciosa) para celebrar a parceria Nortus – Ywá.

Para acompanhar a visita, a Nortus presenteou todos com camisetas que foram confeccionadas em malha 50% algodão e 50% em poliéster reciclado de garrafas PET. Elas foram entregues em caixas de papelão (material reciclável) e envoltas em um saquinho de tecido — um cuidado para a redução do uso do plástico. Além da camiseta, cada pessoa ganhou um boné Nortus, também confeccionado sem plásticos.

O programa Nortus Refloresta nasceu para estimular e contribuir com a regeneração e conservação de nosso ambiente natural. No projeto socioambiental, as empresas parceiras da Nortus poderão adotar lotes a partir de um hectare para patrocinar o plantio de mudas. Todo o processo, desde a colheita das sementes até o acompanhamento do plantio, por um ano, será feito pelo parceiro da Nortus para este projeto, o viveiro Ywá.

Fotos de Regiane Maximiano

Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus

Agradecemos o seu cadastro e interesse em receber nossos conteúdos com abordagem genuína