Você provavelmente já viveu alguma situação parecida: durante a reunião, surge em sua mente uma dúvida. Olha para o lado, mas ninguém parece ter questionamentos, por isso, acaba resolvendo não perguntar e ficar com a dúvida para si.
Ou, então, você é novo no time, participa da reunião de um projeto onde todos estão empolgados. Você percebe um ponto crítico que mereceria um pouco mais de atenção, mas não fala nada para não parecer o “estraga-festa”.
O que estas cenas têm em comum? Ambientes onde não há segurança psicológica.
O que é a segurança psicológica e sua importância
Segundo Amy Edmondson, pesquisadora de Harvard, “segurança psicológica é a crença de que o ambiente de trabalho é seguro para correr riscos interpessoais”.
Assim, segurança psicológica pode ser definida como a criação de um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam confortáveis e seguras para serem elas mesmas. Dessa forma, elas terão confiança para expressar suas ideias e opiniões com naturalidade.
Por outro lado, se as pessoas ficam preocupadas com sua imagem perante os colegas, usam o silêncio como estratégia de autoproteção. Com isso, não contribuem com os times e com os projetos como poderiam e não se tornam protagonistas dentro da sua própria narrativa. Se as equipes não colaboram, os resultados não vêm e a organização tem dificuldade de criar valor para os clientes.
Por isso, a segurança psicológica é fundamental para a perenidade das organizações em um ambiente de transformações cada vez mais rápidas. Nos ambientes onde as pessoas se sentem seguras para manifestar seu potencial, há espaço para co-construção, criatividade e inovação.
Nesse sentido, em uma cultura de aprendizagem, erros são reportados mais rápido para que ajustes possam ser feitos, as informações são coordenadas mais rapidamente entre as áreas e as ideias inovadoras são compartilhadas — existe, de fato, uma gestão de talentos.
A Nortus possui um programa com o objetivo de desenvolver, nos líderes da sua empresa, a capacidade de criar as condições para uma cultura de aprendizagem. Se essa abordagem faz sentido para o momento atual de sua organização, estamos à disposição para mais informações.