O time de profissionais da Nortus reuniu-se entre os dias 20 e 22 de janeiro para reflexões conjuntas, aprimoramento sobre os direcionadores estratégicos e desenho organizacional, e aproximação de toda a equipe aos projetos e necessidades de 2025. O tema central neste ano foi: “Nossa Saúde Integral: uma preciosidade” e contou com a palestra da psicóloga Lilian Shibata (foto abaixo), responsável por conduzir as reflexões sobre longevidade e saúde a partir de uma perspectiva integral.


O tema se conecta diretamente com o propósito e direção estratégica da Nortus, orientada ao Desenvolvimento Humano. Por isso, a primeira reflexão a abrir o encontro foi identificar qual o maior aprendizado que cada integrante da equipe teve ao longo de 2024 e os impactos que esses aprendizados proporcionaram ao coletivo e, especialmente, à estrutura organizacional da Nortus.
A estrutura organizacional da Nortus, a OFCIAO (Organização em Fluxo Contínuo de Informações Auto-Organizadoras) convida continuamente os indivíduos a se desenvolverem junto com a organização e a viver cada vez mais em seu dia a dia a autogestão, o potencial criativo, o aprimoramento da sua capacidade de realizar análises e de cocriação. Sem hierarquia ou cargos, essa forma de realizar gestão organizacional tem garantido as condições de longevidade da empresa ao mesmo tempo que cria condições para o desenvolvimento de saúde integral das pessoas.

O crescimento financeiro e econômico contínuo comprova que este modelo é viável, saudável e próspero. A Nortus segue com a implementação do inovador SDR – Sistema de Desenvolvimento e Remuneração. Por meio dele, o sistema de remuneração das pessoas que integram a equipe Nortus está atrelada a três níveis de desenvolvimento para cada um dos quatro pilares:
Maturidade — Condição da pessoa se dedicar ao seu autodesenvolvimento de forma autogerida.
Organizacional — Compreensão sobre o que é o sistema Nortus e capacidades e habilidades de aderir a ele.
Social — Capacidade de se relacionar de forma saudável com outras pessoas que fazem parte do sistema.
Técnico — Capacidades técnicas necessárias aos circuitos de atividades que a pessoa anima no sistema Nortus.
MOST é uma matriz de competências específica que ajuda a Nortus a organizar as trilhas de desenvolvimento de cada profissional. À medida que a pessoa aprofunda seu desenvolvimento nestes quatro pilares e age conforme o ganho de capacidades, o seu sistema de remuneração se ajusta proporcionalmente.
Uma dinâmica de compreensão de cada um dos níveis foi realizada, preparando a equipe para o recebimento de um questionário que ajudará cada profissional a identificar suas potencialidades e lacunas de desenvolvimento. A partir daí, cada integrante da equipe Nortus irá atualizar a sua Trilha de Desenvolvimento Individual (TDI).

Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) foi outro tema trazido para o encontro pelo Comitê que estuda esse tema internamente na Nortus para estruturação da governança e políticas considerando as potencialidades e riscos no uso de IA, para as organizações, para a humanidade e planeta. A Equipe Nortus acompanhou a apresentação feita por Augusto Marmo (foto abaixo), que atua na posição de marketing digital no núcleo de Conexões da Nortus.

Celebração
O encerramento do Encontro de Equipe 2025 foi com uma festa em celebração coletiva dos aniversários de todos os(as) integrantes da Equipe Nortus. Celebrar a vida, a saúde, o encontro de pessoas dedicadas ao seu próprio desenvolvimento e que apoiam o desenvolvimento de outras pessoas e organizações. Como presente para a equipe, além da festa, cada nortusiano e cada nortusiana recebeu uma mala de viagem e um exemplar da biografia de Edison Tamascia.