O educador e cofundador da Nortus, Gilberto de Souza, apresentou o conteúdo sobre As Oito Fases Existenciais das Organizações durante o evento Melhores Para o Brasil 2025, uma realização da Humanizadas com o patrocínio master da Nortus, no dia 9 de abril, no auditório da Amcham Brasil em São Paulo.
Essa abordagem da Nortus utiliza os conceitos da Dinâmica em Espiral de Don Beck e Christopher Cowan, os sistemas de valores, para a compreensão sobre a forma como as empresas se orientam e os reflexos em sua gestão e relação com stakeholders.
Gilberto de Souza conectou essa abordagem com as palestras anteriores, trazendo a importância de organizações considerarem os desafios para o processo de transformação em sua cultura, respeitando suas fases existenciais e conectadas aos próximos passos de desenvolvimento para atender à complexidade que estão vivenciando.

Antes de Gilberto, o público acompanhou a reflexão do sócio e consultor da Corall, Márcio Svartman, e também a apresentação da diretora de Sustentabilidade da Natura & Co., Angela Pinhati, que compartilhou a jornada dos projetos socioambientais da empresa, que tem atualmente como prioridade o desenvolvimento humano a intenção de avançar, no curto prazo, na promoção da diversidade, inclusão e equidade entre todos os colaboradores.
No evento, o CEO da Humanizadas, Pedro Paro, apresentou os principais insights do Relatório Melhores Para o Brasil 2025. A pesquisa revela um cenário de estagnação estrutural no mercado brasileiro, embora existam empresas que seguem entregando valor superior com consistência, inovação e responsabilidade socioambiental, como as Melhores Para o Brasil – empresas que se destacaram na pesquisa realizada pela Humanizadas.

Exemplo disso é o índice de bem-estar das empresas que receberam o reconhecimento Melhores Para o Brasil neste ano, que foi 5 vezes superior em relação às empresas do mercado brasileiro. O índice de bem-estar do mercado foi de apenas 12%, enquanto as Melhores Para o Brasil registraram 61%.
Além disso, um dado preocupante na avaliação da Humanizadas foi a queda do índice de compromisso Socioambiental em comparação com o ano anterior, tanto entre as empresas que participaram da pesquisa como no mercado brasileiro como um todo. Ainda assim, a percepção de compromisso socioambiental nas empresas do Melhores Para o Brasil é 2,9 vezes maior que a do mercado (64% vs. 24%).
Apesar das quedas generalizadas observadas na média do mercado brasileiro, as empresas do Melhores Para o Brasil continuam operando em patamares superiores, evidenciando que práticas como escuta ativa, gestão da cultura e alinhamento de propósito seguem sendo fontes de vantagem competitiva.
A programação do evento Melhores Para o Brasil terminou com a entrega de certificados como reconhecimento das empresas de pequeno, médio e grande porte que contribuem com o desenvolvimento do país de maneira saudável e sustentável. A Nortus presentou as organizações de destaque com um exemplar do livro Paradoxos de Liderança, do educador internacional da Nortus, Steven Poelmans.

Relatório Melhores Para o Brasil
Ao longo de cinco anos, a Humanizadas coletou e analisou dados comparativos de mil e duzentas empresas e mais de 300 mil stakeholders ouvidos. A tecnologia usada na análise é 100% proprietária da Humanizadas, e foi desenvolvida com o apoio de instituições de pesquisa e inovação (Fapesp).
Sobre o evento
O Evento Melhores Para o Brasil é organizado anualmente pela Humanizadas e é uma ocasião de compartilhamento de conteúdos de alto nível, apresentação dos resultados da pesquisa nacional e celebração das organizações premiadas, reconhecendo seus esforços e contribuições ao desenvolvimento do país.
Desde 2022, a Nortus é uma das patrocinadoras do evento Melhores Para o Brasil, compreendendo que essa iniciativa é importante para a promoção de ambientes de negócios mais humanizados, éticos e sustentáveis.