Como definir prioridades para vivenciar uma jornada mais produtiva

Rafael
25/05/2023

Qual seria uma forma efetiva de definir prioridades e executar tarefas?

Para definir prioridades, é necessário ter primeiro clareza dos resultados a serem alcançados, tanto na empresa quanto em outras áreas de nossa vida.

Ou seja, é necessário compreender a direção estratégica e traçar um planejamento para as diversas áreas de nossa vida: carreira, saúde, nosso desenvolvimento pessoal e nossa família, por exemplo.

E pra organizar e definir essa direção, é necessário termos uma uma estrutura organizacional e também uma estrutura pessoal.

Quanto mais preparadas as pessoas estiverem, tanto técnica como comportamentalmente, mais elas conseguirão executar aquilo que planejarem.

Isso significa desdobrar essa estratégia em ações e tarefas para concretizar as prioridades definidas, logo os resultados necessários.

E como podemos ter clareza das prioridades?

Descrevendo todas as ações e tarefas que, se executadas, vão fazer você cumprir a sua função e a direção estratégica da organização.

Pensando no contexto profissional – se você não tem clareza do que a sua função exige, quais são as responsabilidades e as tarefas que tem que executar, você não vai saber priorizar o seu dia a dia diante de todas as urgências que surgem no decorrer dessas 24h.

Se você é colaborador ou colaborador, recomendo alinhar com o seu gestor quais são as ações prioritárias para sua função e para o negócio. Se você já é um gestor ou uma gestora, é sua responsabilidade definir as estratégias, cuidar da estrutura e também cascatear isso em ações para suas equipes.

Definir prioridades significa fazer escolhas e nem sempre elas são escolhas fáceis.

É importante ter disponibilidade para fazer escolhas. E isso também significa, muitas vezes, dizer não para algumas coisas que achamos muito importantes no curto prazo, mas que vão ser concretizadas no médio e longo prazo.

Internamente, nós sabemos o que é prioridade. O que precisamos é aprender a ouvir essa direção estratégica interna, sair do piloto automático – o que exige de nós autoconhecimento para saber onde é que a gente pode estar se sabotando.

Muitas vezes, dizemos não para aquilo que a gente não gosta de fazer e também dizemos sim para o que é mais fácil, nos colocando em movimento e ação, porém nos tornando muito mais ocupados do que produtivos.

Então, para definir prioridades, precisamos ter clareza do que é que faz sentido pra cada um de nós, qual é a nossa estrutura para os resultados saudáveis que queremos concretizar, tanto na vida profissional como na vida pessoal.

Ser dono de nossa agenda, de nossas escolhas e prioridades é muito importante. É necessário ter uma rotina flexível que nos permita fazer uma análise de prioridades todos os dias.

Agora, se você estiver cuidando da sua agenda e sentir que tem dificuldade de dar conta de tudo em 24h, arrisco dizer que você precisa melhorar a sua condição de responder às urgências do dia a dia.

Para priorizar, temos que fazer escolhas e nos posicionarmos. É importante que a prioridade esteja clara e seja consciente. Além disso, ela precisa ser revisitada em cada fase da empresa e em cada fase da vida. A cada mudança de contexto, a gente precisa alinhar essa rota.

Então, o meu convite é para que você busque, cada vez mais, se desenvolver técnica e comportamentalmente para ter condições de reconhecer suas forças e identificar e agir naquilo que é possível melhorar. Assim, você terá mais preparo para priorizar suas ações de acordo com sua bússola.

Sobre a autora

Aline Sirotto é Sócia, Educadora e Consultora de Desenvolvimento Interno e Externo da Nortus. É educadora instrutora e tutora da célula social Neoeducar. Coautora do livro Mudança de Carreira – Editora Leader (2021). Coautora do livro “Que nem Pipoca” – histórias que transformam histórias – editora Educar (2021). Possui mais de 10 anos de experiência como gestora de equipes, atuação como consultora de DHO e Operações Financeiras, sempre com foco no comportamento e desenvolvimento de pessoas, rotinas de RH, desenho organizacional, seleção por competências, gestão de crédito e cobrança, mensuração dos resultados e produtividade efetiva. Já atendeu individualmente mais de 2.000 profissionais, auxiliando-os no autoconhecimento. Administradora de Empresas formada pela PUC-Campinas. Possui BA em Desenvolvimento Humano para Formação de Gestores pela FGV, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter e MBA em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey. É analista quântica pela Quantum Assessment. Participou dos cursos da Conectomus: Imersão em neurociência, Neurociência aplicada ao T&D, Neurociências aplicada ao ambiente corporativo. Cursou Princípios de Neurociências com a Prof. Dra. Lia Mara Rossi com certificação pela Ilumine – Inspiring Brains. Concluiu a Formação em Business Partner, pela Casa Educação, a Formação em Seleção e Gestão por Competências, pela Rabaglio Educação Empresarial. Estudou Método GTD – nível 1 e 2 – Fundamentos e Projetos & Prioridades – pela Call Daniel. Método Vida Organizada – pela Thais Godinho. Neuro Produtividade com o Dr. Frederico Porto. Estudou Pensamento Integral com o Ph.D. Prof. Ari Raynsford. Estudou Dinâmica em Espiral Integral com o Ph.D. Darrel Gooden e com o Ph.D. Don Beck. É especialista em Neurociências aplicada ao mapeamento de metacompetência de liderança – NELA e NELA Pró. Estudou Neuroliderança com o prof. Steven Poelmans com certificação pela EADA Business School de Barcelona. Estudou Liderança em tempos de VUCA com o Prof. Carles Brugarolas com certificação pela EADA Business School de Barcelona. Estudou Pensamento Integral de Ken Wilber com o Ph.D. Prof. Ari Raynsford.

Sobre a Nortus

A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional, referência em soluções para gestão contemporânea, fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP). Já formamos mais de 800 gestores em todo o Brasil, atendendo dezenas de empresas e impactando o desenvolvimento de mais de 100 mil pessoas com nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica. Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental e organizacional e da neurociência. Somos um Multiverso formado pelos Universos Científico, Estrutural, Negócios e Social. Juntos, eles atuam para cocriar condições para a ampliação da consciência humana.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus